Mães de autistas cobram retomada de convênios com prefeitura

 Mães de autistas cobram retomada de convênios com prefeitura

A solicitação foi feita em sessão solene realizada por iniciativa do deputado Franzé Silva

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta terça-feira (11), sessão solene em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – oficialmente comemorado no dia 2 de abril. A sessão especial foi proposta pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), que tem a defesa dos direitos e garantias das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma das principais bandeiras de seu mandato.

Durante a sessão, entidades e mães de autistas criticaram o cancelamento dos convênios entre a Prefeitura de Teresina e instituições que prestam atendimento na área de assistência social na capital, entre elas a Associação de Amigos dos Autistas (AMA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Teresa Ramos, da AMA, relata os prejuízos ocasionados pela falta de amparo do município à entidade.

“Sem os convênios, estamos com os salários de nossos funcionários atrasados, não temos condições de pagar. Isso faz com que as crianças autistas deixem de ser atendidas, por falta dos profissionais especializados. Estamos pedindo socorro, é uma falta de vergonha, triste realidade em Teresina”, observa Teresa. Anne Maria Araújo, mãe do autista Miqueias Araújo, também relata angústia com a situação.

“Meu filho não é um número, é uma pessoa. Meu filho vai para o ensino médio e fui informada que ele não será mais atendido pelo município. É um desespero muito grande”, afirma. Anne enaltece o trabalho do projeto Música Eficiente, que tem ajudado seu filho. “Por causa da musicoterapia, meu filho, agora, melhorou a socialização com a famílias, os amigos, os vizinhos, melhorou a coordenação motora”, assinala.

O deputado Franzé Silva observa que é necessário conscientizar a sociedade. “Os diagnósticos de pessoas com autismo têm aumentado. É uma realidade que precisa ser encarada e que exige de todos nós o olhar inclusivo, de maneira que possamos garantir a elas acesso, com qualidade, a educação, saúde, trabalho, lazer e demais direitos sociais”, assinala o autor da sessão solene – que tem mais de dez iniciativas legislativas voltadas a autistas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.