Iran Damasceno substitui o irmão cassado na prefeitura de São Lourenço

 Iran Damasceno substitui o irmão cassado na prefeitura de São Lourenço

O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí, Iran Damasceno Ribeiro, assumiu na tarde desta sexta-feira (14) a Prefeitura do município após a cassação do prefeito, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD), o vice Valdeci Paes de Castro (PSB). Eles foram denunciados por compra de votos nas eleições de 2020.

Iran Damasceno é irmão do prefeito cassado. Ele deve permanecer no cargo até a eleição do novo prefeito, que vai ocorrer em pleito suplementar ainda sem data definida.

Biraci foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por compra de votos do cargo de prefeito de São Lourenço do Piauí, a 550 km ao Sul do Estado, nas eleições de 2020.

O ilícito envolve aproximadamente R$ 1 milhão, e foi fixada multa no valor 50 mil Ufirs para o prefeito e vice-prefeitos cassados.

O TSE discordou do TRE-PI, por não haver dúvidas de que o valor de R$ 2 mil citados em gravações ambientais e em depoimentos prestados por testemunhas equivale à quantia oferecida pelos políticos em troca do apoio do eleitoral.

A coligação A Vitória é do Povo e a candidata Michelle de Oliveira Cruz (PP) ajuizaram, respectivamente, uma representação e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), nas quais acusaram a chapa vencedora de oferecer dinheiro e outras vantagens em troca do apoio do eleitorado.

Os processos indicam que Biraci Ribeiro e Valdeci de Castro confessaram as praticas das ilegalidades, durante entrevista concedida à Rádio Serra da Capivara em 18 de novembro de 2020, o prefeito teria admitido que praticou boca de urna na data da votação.

Foram apresentados pela coligação e pela candidata adversária dois áudios captados em local público em que o vice-prefeito reconhece que a oferta de benefícios a eleitores foi determinante para garantir a vitória nas urnas.

De acordo com o advogado eleitoral Welson Oliveira, além da captação ilícita de sufrágio, ou seja, a compra de votos, outras condutas também pode provocar a cassação de um mandato eletivo. Ele ressaltou também que existem outras condutas vedadas que devem ser levadas em consideração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.