TRE apresenta Soluções Criativas para o Meio Ambiente

 TRE apresenta Soluções Criativas para o Meio Ambiente

As Inovadoras e Sustentáveis soluções foram apresentadas no encerramento da Semana do Meio Ambiente

...

Uma exposição de móveis para terraço e jardim de inverno e para decoração de interiores, confeccionados pelo ateliê: “Artes em Pneus Recicláveis”; a apresentação da palestra: Compostagem como solução para gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e a ministração da oficina: “Composteira Doméstica”, ambas apresentadas pela startup teresinense: “É de Sol”, premiada na Polônia por sua atuação socioambiental, e que desenvolve um trabalho inovador de assinatura para recolhimento/recebimento de resíduos orgânicos domésticos e comerciais; e ainda o sorteio de brindes e oferta de lanche, marcaram o encerramento da Semana do Meio Ambiente, no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Os eventos foram organizados e promovidos pelo Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão – NSA, do TRE-PI, e a Palestra e Oficina contaram com tradução em LIBRAS e transmissão, ao vivo, pelo canal do tribunal no YouTube.

A programação foi aberta pela Secretária de Administração, Orçamento e Finanças – SAOF, Silvani Maia Resende Santana que, em nome do Presidente, Vice-Presidente e Diretor Geral do TRE-PI, respectivamente, Desembargadores Erivan Lopes e José James Gomes Pereira e Danilo Carvalho Franco Pereira; deu as boas vindas a todos e ministrou uma aula sobre a significação deste tema, Meio Ambiente, para a humanidade.

Em sua aula, Silvani Maia também destacou a premiação outorgada pelo Ministério do Meio Ambiente ao TRE-PI pela iniciativa pioneira nacionalmente no âmbito da Justiça Eleitoral, da criação do então TREciclar, em 2007, “embrião” do atual Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão do tribunal. “O mais importante é a sensibilização do ser humano; é essa cultura que está sendo implantada em nós, e que gera ações concretas que passamos a adotar ao pensarmos em qual o nosso compromisso pessoal e as novas posturas que vamos adotar a partir desta Semana do Meio Ambiente, e que trarão impacto positivo nesta, e nas gerações futuras”, disse.

A Mesa de Honra da solenidade também contou com a presença do Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica – ASPLAN do tribunal, Raimundo Nonato Gonçalves Júnior; da Gerente do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Naíse Castelo Branco Andrade; da Gestora do Núcleo Socioambiental – NUSA do Tribunal de Justiça do Piauí – TJPI, Nakeida Mousinho; e dos Co-fundadores da startup É de Sol, Ramon Campelo e Carla Ohana.

Os móveis e produtos de decoração expostos foram confeccionados pelo artesão Rômulo Natan Pereira dos Santos, e encontram-se à venda no ateliê já citado acima, localizado em Teresina PI, no bairro Ilhotas, na Rua Goiás nº 699, próximo a Panificadora Canindé. O whatsapp de contato de Natan é o (86) 9 95793609.

A startup “É de Sol” pode ser localizada no Instagram: @somosdesol ou pelo Whatsapp: (86) 9 8186-3378.

A Semana do Meio Ambiente começou sua programação no âmbito da Justiça Eleitoral no Piauí, nesta última segunda-feiras (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação de representantes do NSA/TRE-PI no I Congresso Educação Ambiental, sediado no Campus Ininga, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, ao longo de toda aquela segunda e se estendendo também na terça-feira (6).

A realização contou com o apoio da Administração Superior do TRE-PI; do NSA; da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento – COEDE; do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS; além de outras unidades do tribunal e ainda com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMAM; do Núcleo de Gestão Socioambiental – NUSA do Tribunal de Justiça do Piauí – TJPI; da startup: É de Sol e do ateliê “Artes em Pneus Recicláveis”.

Fonte: TRE-PI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.