Associação das Escolas Famílias Agrícolas realiza assembleia hoje(22) no Cine Teatro da Alepi

 Associação das Escolas Famílias Agrícolas realiza assembleia hoje(22) no Cine Teatro da Alepi
A reunião tem como tema central é “EFA’s – Possibilidades e Desafios”

O Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) será palco da assembleia geral da Associação Regional das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí (EFA’s-PI), no dia 22 de junho, das 9h às 12h. A Associação tem como objetivo fortalecer e acompanhar essas escolas nas áreas técnicas, pedagógicas, administrativas.

Maria Francisca Brasileiro, presidente da EFA’s-PI, disse que as escolas são centros de formação que atuam na educação no campo, atendendo especialmente filhos de agricultores e agricultoras, e ampliam as possibilidades de formação destes estudantes, numa visão de educação contextualizada através da Pedagogia da Alternância (PA), trazendo uma aproximação maior com o meio em que esses sujeitos estão inseridos.

“Nossas escolas fazem parte dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), que constituem uma articulação de redes de escolas que utilizam a PA. Esse movimento vem crescendo e sendo cada vez mais reconhecido no cenário educacional tanto brasileiro quanto piauiense da Educação do Campo. Implantadas desde 1985 no Piauí, elas somam, em 2023, 17 estabelecimentos de ensino, espalhados em diversos territórios e municípios e que constituem um importante movimento, oportunizando o acesso à educação de milhares de adolescentes e jovens camponeses, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e social de seu território”, declarou Maria Francisca.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.