PSD ganha do PT e Thiago Santana é prefeito de São Lourenço

 PSD ganha do PT e Thiago Santana é prefeito de São Lourenço

Deputado Estadual Georgiano Neto(PSD) foi o primeiro a parabenizar o novo Prefeito.

Parabéns ao amigo @thiagosantanaadv, que acaba de ser eleito prefeito de São Lourenço do Piauí pelo @psd55_piaui em eleição suplementar. Nosso mandato seguirá levando ações e investimentos para esse querido município, assim como fizemos na gestão do ex-prefeito @bira.slp. Estamos juntos”, disse o Deputado.

..

Thiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damascento (Coligação “São Lourenço em Boas Mãos”, partidos PSB e PP) foram eleito Prefeito e Vice-Prefeito de São Lourenço do Piauí, com 2.251 votos (56,33% dos votos válidos) contra 1.745 votos (43,67% dos votos válidos) recebidos pela chapa concorrente, Raimundo Nonato de Sousa Marques e o vice, Marcelo Ribeiro de Oliveira (Federação “Brasil da Esperança – Fé Brasil”, partidos PT, PC do B e PV). O município pertencente a jurisdição eleitoral da 13ª Zona Eleitoral, sediada em São Raimundo Nonato – PI.

Compareceram às urnas 4.147 eleitoras(es) (84,51 % do total de 4.948 aptos a votar).Votos brancos foram 46 (1,11% dos votos apurados) e nulos 105 (2,53%). As abstenções somaram 760 (15,49% dos votos apurados).

A apuração foi concluída às 18h12min deste domingo (6), com a totalização dos votos das 16 seções eleitorais, instaladas em 9 locais de votação, sendo 5 na Zona Urbana e 4 na Zona Rural. Foram mobilizados 64 mesárias(os). O horário de votação foi das 8h às 17h.

Esta Eleição Suplementar em São Lourenço do Piauí, município localizado há cerca de 547 Km de Teresina, foi realizada devido a cassação dos diplomas de Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e de Valdeci Paes de Castro (PSB), eleitos Prefeito e Vice-Prefeito, em 15 de novembro de 2020, e condenados por captação ilícita de sufrágio (compra de voto), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão judicial ordinária de 11 de abril de 2023, no julgamento conjunto de Agravos em Recursos Especiais nºs 0600001-52.2021.6.18.0013 e 0600477-27.2020.6.18.0013.

A apuração dos resultados foi feita na sede da Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí, à vista de todos os presentes, incluindo representantes de agremiações partidárias, entidades de classe, advogados, policiais federais, militares e civis, e cidadãos e cidadãs em geral que puderam acompanhar, passo a passo, os procedimentos de apuração desenvolvidos, a conferência da documentação apresentada pelos mesários presidentes de seções e a totalização e divulgação dos resultados.

Os trabalhos da Junta Eleitoral Apuradora foram presididos pelo Juiz Eleitoral Substituto da 13ª Zona, Carlos Alberto Bezerra Chagas, com a fiscalização da Representante do Ministério Público Eleitoral, Promotora Gabriela Almeida de Santana. Presentes ainda trabalhando na apuração, a Chefe do Cartório Eleitoral da 13ª ZE, Marjoria de Paula Soares e os demais servidores da Justiça Eleitoral, Charles Ferreira Vilanova, Gladstony da Silva Baldoino e Jobson Oliveira Braga, além dos servidores do TRE-PI deslocados para São Lourenço, Jairo Mendes Soares Martins e Isael Cardoso das Chagas. Também acompanharam os procedimentos de apuração representantes de partidos políticos e demais autoridades presentes ao local.

Os dois partidos que disputaram a eleição são aliados do governador petista Rafael Fonteles. O PSD se aliou ao Progressistas, que indicou o vice Wallacy Rangel de Oliveira Santana, o Neném, e a oposição foi formada pelo PT, PCdoB e PV.

Quando o prefeito Biraci Damasceno foi cassado o presidente da Câmara Municipal,  vereador Damasceno Ribeiro (PSD), irmão do prefeito afastado, assumiu a gestão da cidade  e lançou a candidatura de Thiago. O candidato Mundola é ex-vereador do município e foi candidato a vice-prefeito na chapa derrotada em 2020.

A vitória de Dr. Thiago mantem a Prefeitura de São Lourenço mesmo após o revés sofrido na Justiça com a cassação do prefeito Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e do vice Valdeci Paes de Castro (PSB), eleitos no pleito de 2020, mas afastados por compra de votos.

Com informações do TRE e O Dia e foto do arquivo do deputado Georgiano Neto

 

O candidato do PSD, Dr. Thiago Santana, foi eleito o novo prefeito do município de São Lourenço do Piauí, distante 547 km de Teresina, neste domingo (6) em eleição suplementar determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). O candidato obteve 2.251 votos (56,33%), enquanto o Mundola, do PT, ficou com 1.745 votos (43,67%). Ao todo, foram 3.996 votos válidos.

Dr. Thiago Santana - (Divulgação)Divulgação

Dr. Thiago Santana

Na disputa que acorreu entre partidos que são aliados a nível estadual e integram a base do governador petista Rafael Fonteles, o PSD se aliou ao Progressistas, que indicou o vice Wallacy Rangel de Oliveira Santana, o Neném, enquanto a oposição se concentrou na federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).

A eleição de Dr. Thiago garante o grupo de situação do comando da Prefeitura de São Lourenço mesmo após o revés sofrido na Justiça com a cassação do prefeito Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e do vice Valdeci Paes de Castro (PSB), eleitos no pleito de 2020, mas afastados por compra de votos.

Desde abril, quando o prefeito Biraci Damasceno foi cassado, São Lourenço do Piauí era gerida pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Damasceno Ribeiro (PSD), irmão do prefeito afastado, e que articulou a candidatura de Thiago. Já o candidato Mundola é ex-vereador do município e foi candidato a vice-prefeito na chapa derrotada em 2020.

Prisões

De acordo com a promotora eleitoral de São Lourenço, Gabriela Almeida Santana, três pessoas foram presas no município durante este domingo por suspeita de compra de votos. Os presos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil do município de São Raimundo Nonato para os procedimentos cabíveis.

A cassação

A eleição suplementar em São Lourenço foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) após um processo de compra de votos na eleição de 2020. O prefeito eleito, Biraci Damasceno, admitiu durante entrevista a uma emissora de rádio que comprou votos na eleição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.