Câmara vai oferecer atendimento neuropediátrico

 Câmara vai oferecer atendimento neuropediátrico

Enzo Samuel anunciou o serviço para próxima edição do Câmara em Ação

O presidente da Câmara Municipal Teresina, vereador Enzo Samuel anunciou um novo projeto que irá proporcionar um “futuro mais saudável e promissor para as crianças da cidade”, disse. O consultório Neuro em Ação fará parte do Projeto Câmara em Ação e auxiliará as famílias no diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil.

O anúncio foi feito diante de representantes de instituições da sociedade civil e membros da Comissão de Pessoas com Deficiência da Casa Legislativa Municipal, em reunião na Escola Municipal Júlio Lopes Lima, no bairro Portal da Alegria.

Enzo explicou que o novo projeto pretende auxiliar na identificação de doenças como o Transtorno do Espectro Autista – TEA, Transtorno do Déficit de Atenção – TDAH, Paralisia Cerebral, Distúrbios de Aprendizagem, Deficiência Intelectual e Síndrome de Rett.
Um projeto pioneiro que visa não apenas a identificar, mas também a intervir prontamente em casos de transtornos e desafios neurológicos em crianças, com orientações permitindo facilitar o acesso de políticas públicas na saúde e na assistência social, já que as famílias estarão de posse de um laudo médico e uma carta assinada por um especialista neuropediatra.

*O Projeto já começa grande*

Na tarde desta quinta-feira (10), o presidente Enzo Samuel compartilhou a notícia do novo projeto com 150 famílias do bairro Portal da Alegria. São pais e mães que em sua maioria possuem alguma suspeita de diagnóstico das crianças ou precisam de orientações de profissionais de saúde.

A pediatra Clara Linda, uma das idealizadoras do consultório Neuro em Ação, explicou que as famílias interessadas em participar do projeto deverão realizar um agendamento prévio no local onde será realizada a III Edição do Câmara em Ação, a Escola Municipal Júlio Lopes Lima. As avaliações médicas estão programadas para ocorrerem de 14 a 22 de agosto.

“Esse novo modelo de atendimento será um divisor de águas para a saúde pública em Teresina, alterando o panorama do neurodesenvolvimento infantil. Ao facilitar o acesso a avaliações médicas especializadas e diagnósticos precoces, a iniciativa tem o potencial de direcionar recursos e intervenções de maneira mais eficaz, garantindo um futuro mais promissor para as crianças da cidade”, comentou a pediatra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.