TSE dá Publicidade e Transparência às Contas Partidárias

 TSE dá Publicidade e Transparência às Contas Partidárias

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

SPCA permite consultar informações sobre gastos de recursos públicos realizados por partidos políticos

Sistema implantado em 2017 permite consultar informações sobre gastos de recursos públicos reali...

Está disponível na internet uma página que permite a consulta e o acompanhamento das prestações de contas de exercício financeiro dos partidos políticos que são declaradas à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Prestação de Contas Anuais (SPCA).

O Divulga SPCA, clique no nome em azul do sistema ou no link abaixo, possibilita que qualquer pessoa, imprensa, entidades de transparência e órgãos de fiscalização do Estado, entre outros, realizem pesquisas sobre a movimentação financeira das agremiações, apresentadas a Justiça Eleitoral entre 2017 e 2022.

https://divulgaspca.tse.jus.br/#/divulga/home

A ferramenta também disponibiliza consulta pública em tempo real à movimentação financeira do exercício em curso (2023), na medida em que tais dados são informados pelos diretórios nacionais, estaduais e municipais dos partidos.

O sistema permite, ainda, acesso integral a toda a documentação comprobatória das receitas e dos gastos dos partidos, bem como o download integral dos documentos, mediante agendamento.

Publicidade e Transparência

O serviço fortalece a publicidade e a transparência da Justiça Eleitoral na divulgação das prestações de contas e permite averiguar a correta aplicação dos recursos públicos pelas legendas políticas.

Juntamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Portal de Dados Abertos, o Divulga SPCA reforça o controle social, por parte da imprensa e da população, no que se refere aos gastos anuais das legendas.

O que é possível consultar?

No Divulga SPCA, o usuário pode acessar, no mapa do Brasil, as informações sobre as prestações de contas apresentadas pelos diretórios nacionais dos partidos do exercício financeiro de 2023, divididas nas seguintes seções: receitas, despesas, contas e extratos bancários, histórico de encerramento e documentos comprobatórios.

No canto superior esquerdo da página, há um link, formado por três linhas, que dá acesso às contas dos diretórios nacionais, estaduais e municipais das legendas relativas aos exercícios de 2017 a 2022.

Além da consulta nacional, o serviço possibilita a pesquisa por região das prestações de contas entregues pelos diretórios estaduais e municipais. Para isso, basta clicar na região, depois no estado, e, se assim desejar, ir até um município determinado. Escolhido o estado ou indo até uma localidade específica, é só clicar na sigla ou no nome do partido para verificar a situação das contas.

Canal com o Público

A Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (ASEPA) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também mantém um canal aberto com o público para o recebimento de sugestões de aprimoramento do sistema e para a comunicação de inconsistências por meio do e-mail 8800@tse.jus.br

Portal de Dados Abertos

Com o objetivo de aumentar a transparência quanto às fontes de financiamento e aos gastos realizados pelos partidos, o TSE disponibiliza, para toda a sociedade, o repositório de dados em formato aberto, contendo o detalhamento das receitas, das despesas, dos extratos bancários e das notas fiscais eletrônicas de todos os partidos políticos. O repositório está disponível para download no Portal de Dados Abertos do TSE.

Implantação

O SPCA foi implantado em 2016. Desde 2017, recebe e processa as prestações de contas anuais dos 30 partidos políticos atualmente registrados no TSE e que recebem recursos do Fundo Partidário.

O sistema agiliza a análise da movimentação financeira das legendas e o processamento dos respectivos documentos, ao eliminar a manipulação das centenas de volumes de processos físicos que eram enviados anualmente ao Tribunal, cuja análise levava até cinco anos.

Fonte: TSE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.