MISSIONÁRIOS SACRAMENTINOS

 MISSIONÁRIOS SACRAMENTINOS

   A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, fundada em 1929 pelo Servo de Deus Pe. Júlio Maria, é um Instituto de Vida Consagrada. Popularmente conhecidos como Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, seus membros fazem profissão pública de consagração a Deus como absoluto de suas vidas através dos votos de pobreza, castidade e obediência. A Congregação possui um carisma e uma espiritualidade próprios, que a caracterizam e apontam os rumos por onde deve progredir. Esses pilares, herdados do Fundador, se atualizam a cada dia na fidelidade à Igreja e inspirados pelos sinais dos tempos. “A vocação missionária da Congregação se expressa no empenho da evangelização de todas as pessoas, especialmente das mais necessitadas, e no esforço de fazer o evangelho penetrar as estruturas e culturas, fontes inspiradoras dos modelos de vida social, política e econômica. Para isso a Congregação desempenhará sua missão através do anúncio de Jesus e seu Reino, da formação e organização de comunidades missionárias, do testemunho da vida evangélica no meio do povo, do trabalho permanente de animação missionária, através de todos os meios ao seu alcance.” (Const. n. 05)

No Norte (Macapá) fundou providencialmente a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, tendo sido aprovada pelo Papa Bento XV. Tem-se desenvolvido muito essa Congregação.

         Quem foi o Fundador do Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora? Seu nome de batismo e civil é: Júlio Emílio Alberto De Lombaerde. No Brasil passou a chamar-se: Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Por causa de sua grande devoção terna e filial à Nossa Senhora, acrescentou “Maria” ao seu nome e suprimiu “Emílio Alberto”. Seus pais foram José De Lombaerde e Sidônia Rosália Steelandt De Lombaerde, gente de “fé camponesa”. Pareciam ter a Lei do Senhor gravada no coração. A família De Lombaerde, era, realmente, uma verdadeira Igreja doméstica, pois tudo repousava sobre os valores da vida cristã. Souberam incutir nos filhos as virtudes morais e cristãs. O casal teve nove filhos varões. Sobreviveram apenas os dois: Júlio Emílio e Aquiles João, que se tornaram padres missionários. Beveren-Leie, Bélgica, foi a terra natal de Padre Júlio, onde nasceu aos 07 de janeiro de 1878, foi batizado e registrado no cartório civil, no dia 08.01.1878. Aos oito anos, a família mudou-se para Tenheede, bairro de Waregem, onde Júlio viveu até quase à idade de 17 anos. Em 1889, na igreja paroquial de Waregem, fez a 1ª comunhão e recebeu o Sacramento da Crisma. Foi ordenado a 13 de janeiro de 1908. Em 1912, quando fazia um bem imenso pregando missões pela França, foi enviado para o Brasil (Amazônia), onde trabalhou 15 anos como missionário entre os índios.

Padres Missionários Sacramentinos estão em Teresina. Atuam na região do Promorar. Cuidam da Paróquia de Santa Luzia. Nossa Congregação é brasileira, fundada em 1929, em terras mineiras, na cidade de Manhumirim, Zona da Mata de Minas. O fundador, é o Servo de Deus, Pe. Júlio Maria De Lombaerde, SDN

Por Josenildo Melo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.