Presidente do CIEPI realiza visita à ZPE em Parnaíba

 Presidente do CIEPI realiza visita à ZPE em Parnaíba

Nesta sexta-feira (15), integrantes do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) visitaram a Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE). A caravana contou com a presença de cerca de 20 industriais, que foram recepcionados pelo presidente da ZPE, Álvaro Nolleto, e pelo presidente da Agência de Atração de Investimentos do Estado do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo Almeida.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto a infraestrutura da ZPE e foram apresentados às vantagens da instalação de novas indústrias na Zona de Processo e Exportação. Victor Hugo Almeida destacou que a ZPE de Parnaíba oferece não apenas uma excelente infraestrutura, mas também uma série de incentivos fiscais, desoneração de despesas de capitais (capex), competitividade de mercado, dentre outras vantagens.

“Os benefícios são tributários, cambiais, de infraestrutura. Não estamos apresentando uma promessa, estamos apresentando um distrito industrial pronto. Com uma área de despacho aduaneiro, na prática, isso é um porto seco, a mercadoria entra aqui e já é internacionalizada, é realizado o desembaraço aduaneiro e ela já sai daqui em trânsito internacional”, explicou Victor Hugo.

O presidente da Investe Piauí enfatizou a importância da visita. “Primeiro quero parabenizar o CIEPI por essa visita, por ter trazido quase 20 industriais para conhecer a infraestrutura da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba, para conhecer o nosso projeto. Isso foi muito válido pois despertou a ZPE para quase todos os presentes, foi feita uma consulta e quase todos não conheciam a infraestrutura da ZPE. Então isso foi muito importante para mostrar que nós temos equipamento em operação e que é um equipamento capaz de atender às melhores condições competitivas para a instalação de qualquer empresa de forma competitiva. Então, foi muito importante para que todos tenham compreensão mais detalhada de como fazer para se implantar na ZPE, quais são os benefícios a partir dessa decisão.”

O presidente do CIEPI, Federico Musso, ressaltou a importância dessa visita. “O nosso objetivo através dessa visita é explicar quais são os benefícios que a ZPE tem para investimentos com foco no mercado exterior. Eu percebi que os associados não tinham muito conhecimento sobre o trabalho da ZPE, e aproveitamos o acompanhamento do Investe Piauí nessa visita para saber o que o governo está fazendo para melhorar o ambiente de negócios no nosso estado e também para aproveitar os escritórios que eles estão inaugurando em países na União Europeia, nos EUA, entre outros. Entendo que o momento é um divisor de águas para o nosso estado, e que os investidores do Piauí têm que aproveitar os novos negócios, novos nichos de mercado com esse foco no comércio exterior. E aproveitando também a matéria-prima que tem no Piauí”, reforça.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.