TRE realiza Audiência Pública sobre Segurança das Urnas nesta sexta (15)

 TRE realiza Audiência Pública sobre Segurança das Urnas nesta sexta (15)

Objetivo é esclarecer dúvidas a respeito do TPS 2023

A Justiça Eleitoral realiza nesta sexta-feira (15), das 10h às 11h, uma audiência pública, em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube, para esclarecer dúvidas a respeito do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023.

Em 2023, o TPS chega à sétima edição, marcada para acontecer de 27 de novembro a 1º de dezembro, quando participantes previamente inscritos estarão no edifício – sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília – DF, para oferecer contribuições para o aprimoramento das barreiras de segurança da urna eletrônica e dos sistemas usados nas Eleições Municipais de 2024.

Componentes da Mesa

Participarão da audiência pública o Desembargador César Mecchi Morales, lotado como magistrado auxiliar da Presidência do Tribunal, que conduzirá a cerimônia de abertura, e o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, responsável pela apresentação das regras do Edital do TPS 2023. Eles vão explicar como funciona o teste, quais sistemas serão submetidos à avaliação externa, os objetivos da auditoria e as inovações presentes nesta edição e tirar dúvidas pontuais.

Como Participar?

Prevista na Resolução TSE nº 23.444/2015, que trata da realização periódica do Teste, a audiência pública é aberta a sociedade em geral. Qualquer pessoa interessada pode encaminhar questionamentos para o TSE. Para participar, basta enviar as dúvidas pelo e-mail: tps2023@tse.jus.br até sexta-feira (15). As questões serão respondidas ao vivo pelo Secretário Valente.

Sobre o TPS 2023

O Teste Público de Segurança da Urna é voltado para especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração. O TPS tem como objetivo fortalecer a democracia, a confiabilidade, a transparência e a segurança dos processos de captação e apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento constante do processo eleitoral.

Desde a primeira edição, em 2009, o TPS contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral. O evento enfatiza, ainda, o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.