Deputado Gil Carlos quer transparência em atos de Prefeituras

 Deputado Gil Carlos quer transparência em atos de Prefeituras

PEC, apresentada pelo deputado Gil Carlos, propõe novas regras para publicação de atos oficiais

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 03/2023, que propõe alterações à Constituição Estadual no que diz respeito às publicações oficiais dos municípios. A PEC foi proposta pelo deputado Gil Carlos (PT) e subscrita por mais 21 deputados.

Caso seja promulgada, os municípios serão obrigados a publicar os atos no “Diário Oficial, impresso ou eletrônico e devidamente registrado junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí”. Atualmente, o parágrafo único do art. 28 dispõe que a publicação deve ser feita no Diário Oficial dos Municípios, órgão instituído por lei específica.

Na justificativa da PEC, Gil Carlos explica que apenas Teresina e Parnaíba possuem diários oficiais próprios. “Assim sendo, para atender a norma constitucional, […] tem-se a solução que é admitida pela doutrina jurídica, sendo ela a de que as publicações oficiais sejam feitas por empresas privadas, contratadas para tanto”, pontua.

A PEC determina que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí deve avaliar a competência técnica da empresa para fornecer o serviço, conforme Instrução Normativa 3/2018 da Corte de Contas.

A alteração também diz respeito à publicação da Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual e demais documentos de publicação obrigatória, de responsabilidade da administração pública estadual e municipal, previstos no art. 40 da Constituição.

Segundo Gil Carlos, a emenda substitutiva tem o propósito de melhorar a publicidade dos atos, otimizar o funcionamento da administração pública e adequar o texto legal atual à nova realidade fática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.