Piauí elege representantes para Comitê da Bacia Hidrográfica hoje(06)

 Piauí elege representantes para Comitê da Bacia Hidrográfica hoje(06)

A escolha dos representantes do Piauí que irão compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba) será realizada, nesta sexta-feira (6), durante Plenária Estadual, em Teresina, das 9h às 13h. O evento será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)-Campus Teresina Central.

O CBH Parnaíba reúne 50 representantes, divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e poder público. Desse total, 26 são do Piauí, 14 do Maranhão e 8 do Ceará. Outros dois são indicados pela União. A composição do Comitê leva em consideração a representatividade de cada Estado na área de drenagem da bacia do rio Parnaíba.

O Ceará já escolheu seus representantes, durante plenária estadual realizada, na quarta-feira (4). Já o Maranhão define os dele, nesta quinta-feira (5).

No fim de outubro será realizada a Assembleia Geral para dar posse aos membros titulares e suplentes eleitos nas Plenárias Estaduais, deliberar e aprovar o Regimento Interno do Comitê e eleger a nova diretoria. Após esta etapa, o CBH Parnaíba estará oficialmente instalado. Na sequência da Assembleia Geral será realizada a Oficina de Planejamento. Restrita aos membros titulares e suplentes, a oficina terá como objetivo construir uma agenda de trabalho e estabelecer metas de atuação do CBH Parnaíba para os próximos anos.

Sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba foi instituído pelo presidente da República por meio do Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018. É um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Nele devem ser discutidos democraticamente e com transparência os diferentes interesses sobre os usos da água na Bacia.

A Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba abrange uma área de 333.952 km², o equivalente a 3,9% do território nacional. Deste total, 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará. São 277 municípios, sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.