Igreja lança campanha de combate à fome

 Igreja lança campanha de combate à fome

A iniciativa ‘É tempo de cuidar. É tempo de agir’ acontecerá em todas as dioceses do Piauí

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4, através do Fórum das Pastorais Sociais, e a Arquidiocese de Teresina, lançaram nesta terça-feira (17) a campanha “É tempo de cuidar. É tempo de agir”, uma resposta audaciosa à crescente vulnerabilidade social e à fome em todo o estado do Piauí. O evento foi realizado na sede da Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA), mantenedora da Pastoral do Povo da Rua, na data que marca o Dia Mundial de Combate à Pobreza.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), no ano de 2022 cerca de 33 milhões de pessoas passavam fome no Brasil. No Piauí, o número alcançava a marca de 34% da população total do estado vivendo em situação de insegurança alimentar.

O coordenador do Fórum Regional das Pastorais Sociais, Hidelbrando Pires, revela que a iniciativa surge para socorrer esses grupos vulneráveis, além de intensificar os diálogos com o poder público, estimulando os gestores na articulação de políticas públicas de proteção e promoção. “A Igreja tem a consciência de que é preciso chegar junto àqueles que sofrem, oferecendo apoio, ao mesmo tempo em que é preciso reabilitar e devolver a autonomia daqueles que estão em situação de vulnerabilidade”, explicou Hidelbrando.

Para a Dra. Norma Sueli, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí e membro da Rede PENSSAN, a fome deve ser combatida com a produção de alimentos sustentáveis e de qualidade, possibilitando que os recursos naturais permaneçam para outras gerações. Ela ainda destaca a importância da ação para o cuidar, em especial daquelas pessoas historicamente vulnerabilizadas. “É importante que saiamos de nossa zona de conforto para olhar o nosso próximo, modificando e melhorando a sua realidade para que passem a ter uma vida digna”, afirma a presidente.

Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina, destacou que iniciativas como esta ajudam a promover a vida, dando continuidade à missão da Igreja. Segundo ele, os cristãos devem se render às atitudes solidárias, para que assim a Campanha tenha êxito no serviço da coleta e da doação de alimentos. “Esta ação é um agir humanitário, mas também é político, no sentido de que é algo institucional onde todos têm direito à alimentação”, ressaltou.

‘Pequenos gestos alimentam grandes esperanças’
Com o mote ‘‘Pequenos gestos alimentam grandes esperanças’, a campanha foi estruturada em duas frentes principais. A primeira delas, com a coleta e doação de alimentos, mobilizando a ação voluntária. Já a outra, promoverá o diálogo com autoridades sobre as garantias e acesso da população a políticas públicas, especialmente voltadas para a segurança alimentar.

O arcebispo de Teresina finaliza deixando um apelo para que todos possam participar e deixar as suas contribuições. “Quem tem fome tem pressa. Nós podemos colaborar abrindo os nossos corações e nos dirigindo as nossas paróquias para fazer a nossa doação”, pontua.

Até o dia 20 de dezembro serão realizadas intensas ações solidárias nas dioceses do Piauí para combater este mal que ainda assola uma parcela significativa da população. Durante esse período, paróquias, sedes de dioceses e outras instituições serão os pontos focais na coleta e doação de alimentos.

Os interessados em mais informações ou em contribuir com a campanha, podem visitar o site: www.dadecomer.org. No mesmo endereço, também será possível realizar doações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.