Rafael Fonteles visita hoje(23) Zona de Hidrogênio em Beijing

 Rafael Fonteles visita hoje(23) Zona de Hidrogênio em Beijing

 

A primeira agenda do governador será cumprida na região de Pequim (Beijing), hoje(23), na Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio – Daxing. Na mesma região, ocorrerá, na China Communications Construction Company (CCCC) e China Communication Trading & Supply Co. Ltd (CCTSC), reunião estratégica para alinhar os projetos de infraestrutura do estado do Piauí com as capacidades técnicas e o potencial da CCCC. Será apresentado o projeto Intermodal e continuada a discussão da parceria iniciada na reunião com a CCCC South América em Teresina.

A CCCC tem interesses em infraestrutura de transporte, portos, aeroportos, energias renováveis, saneamento e segurança hídrica. Também haverá a apresentação da sua subsidiária CCTSC, que possui estratégias voltadas para rotas de comércio em minério de ferro, uma commodity estratégica para o Estado.

O governador e comitiva participarão também,  na Genertec International, de reunião estratégica de alinhamento dos projetos de infraestrutura do estado do Piauí com a capacidade técnica e o potencial da Genertec International. Será apresentado o projeto Intermodal do Estado para entender as oportunidades e trabalhos futuros que podem ser executados. Ao final, a parceria será celebrada pela assinatura de um MoU. A Genertec International tem interesses em infraestrutura de transportes, portos e energias renováveis.

No dia 24, Rafael Fonteles visita e se reúne com lideranças da Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS, além de visita ao Showroom da Huawei em Pequim para apresentação pela empresa dos serviços e produtos voltados para Smart Cities e Segurança Pública.

No dia 25, na região de Xiamen, Fujian, o governador Rafael Fonteles e comitiva farão visita técnica ao Centro do Porto do Futuro de Xiamen (Hairun Building) e também farão visita ao Terminal Hairun, considerado o primeiro Porto Inteligente da China, com operação totalmente integrada por meio de um sistema de gerenciamento inteligente que resulta na maior precisão nas movimentações logísticas e redução de custos operacionais. Espera-se uma grande cooperação no compartilhamento de práticas que podem ser aplicadas no Porto de Luís Correia, sendo tal parceria celebrada ao final com a assinatura de um MoU.

No mesmo dia, será realizada visita técnica à Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, que tem como referência a inovação para o desenvolvimento de sua cadeia de suprimentos, comércio offshore e economia digital. Possui clusters industriais característicos e é um grande canal logístico internacional. Será celebrada parceria no desenvolvimento de inovação, cooperação de investimentos e rede de rotas.

Ainda no dia 25, haverá visita ao Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação (BPIC). O Centro de Parceria dos BRICS foi criado com o objetivo de promover a Inovação, Conhecimento e Negócios para os países da parceria. Esses pilares são atualmente realizados pelo Centro por meio de Think Tanks, treinamentos e desenvolvimento de projetos visando ao comércio e investimentos. Serão iniciadas as discussões sobre a implantação do Escritório Internacional da Investe dentro do BPIC, e o possível local poderá ser visitado. Será feita a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) ao final para firmar os laços de parceria e iniciar o estudo da implantação do escritório.

O governador também terá encontro com lideranças da Cidade de Xiamen, organizado pela Prefeitura de Xiamen. Já no dia 26 de outubro, ocorrerá um Evento de Matchmaking entre empresários de Fujian e empresários piauienses. Consta na programação do dia, a assinatura do Acordo de Amizade entre Fujian e Piauí; assinatura MoU entre Porto de Xiamen e Porto de Luís Correia; assinatura de MoU entre Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e ZPE de Parnaíba.

No dia 27 será a viagem de Fuzhou a Xangai. No mesmo dia, haverá reunião com a presidenta Dilma Rousseff no New Development Bank – NDB. Na pauta, a apresentação da Carteira de Projetos do Estado do Piauí e busca de apoio institucional e financiamento do NDB para o desenvolvimento  do Piauí.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.