Piauí tem a 1ª base de combate a queimadas do Nordeste

 Piauí tem a 1ª base de combate a queimadas do Nordeste

  Eliseu Martins (PI) recebe a base avançada para prevenção e combate às queimadas

ISA CTEEP, líder em transmissão de energia no Brasil, inaugurou a primeira base avançada para prevenção e combate às queimadas no Nordeste.

 A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, acaba de inaugurar a sua primeira base avançada para a prevenção e o combate às queimadas na cidade de Canto do Buriti, no Piauí, que registra uma das maiores incidências de queimadas em vegetações próximas às linhas de transmissão: anualmente, em média, há 2 mil ocorrências no município, segundo o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC). No Estado, a companhia atua por meio da Interligação Elétrica Norte Nordeste (IENNE), uma subsidiária controlada 100% pela empresa. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Piauí teve 10.866 focos ativos detectados pelo satélite em 2022, uma queda de 15% ante o ano anterior, com 12.745 registros.

As queimadas representam, no Brasil, a segunda maior causa de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica, de acordo com o levantamento realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). O fogo, a fumaça e a fuligem, ao atingirem o sistema de transmissão, podem causar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia elétrica, impactando hospitais e outros estabelecimentos críticos. Além dos danos à continuidade da prestação do serviço de energia elétrica, há os impactos negativos no meio ambiente com ameaça à biodiversidade.

A Base, Instalada em Eliseu Martins,  vai intensificar as atividades na área mais crítica de abrangência da Interligação Elétrica Norte Nordeste (IENNE): Canto do Buriti.

O município registra uma das maiores incidências de queimadas em vegetações próximas às linhas de transmissão no Brasil; anualmente são, em média, 2 mil ocorrências.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.