Pela primeira vez a categoria é ouvida para decisões da Câmara dos Vereadores

Enzo Samuel anunciou que a cerimônia de inauguração em homenagem ao jornalista está marcada para os próximos dias.

A escolha foi mediante votação realizada pelos próprios profissionais da imprensa. O processo considerou as indicações de jornalistas que desempenharam um papel ativo na cobertura cotidiana dos acontecimentos na Câmara. Entre os nomes sugeridos estavam Pires de Saboia, Pedro Alcântara, Walteres Arraes, Lívio Galeno e o escolhido, Francisco Magalhães.

Conforme destacado pelo presidente da CMT, vereador Enzo Samuel (PDT), o espaço permite que jornalistas desempenhem suas funções com maior adequação e conforto. “Simboliza uma conquista de grande importância para os profissionais da imprensa de Teresina. Isso demonstra o reconhecimento da relevância do trabalho da imprensa para a democracia. Estamos extremamente felizes por prestarmos homenagem a um jornalista que tinha um profundo amor por Teresina e que era uma figura constante no expediente da Câmara, o nosso querido Francisco Magalhães”, disse.

Francisco das Chagas Soares Magalhães nasceu em Piracuruca no dia 16 de agosto de 1961, era graduado em jornalismo pela Universidade de Campina Grande-Paraíba.

Magalhães foi professor da Universidade Federal do Piauí, redator de publicidade da House Organ do grupo Claudino, atuou como jornalista no jornal O DIA, TV Cidade Verde, portal Cidadeverde.com, TV Antena 10 e atualmente trabalhava na TV Band Piauí. Magalhães também era composições de manchinhas de carnaval e apreciador de futebol, literatura e artes.

No total, 60 jornalistas e profissionais da comunicação participaram do processo de seleção. Pires de Saboia teve 2 votos, Pedro Alcântara 3 votos, Lívio Galeno 6 votos, Walteres Arraes 9 votos, Mario Marques (o Bob) teve 1 voto e o vencedor, Francisco Magalhães, obteve 39 votos.

A divulgação da cerimônia de entrega da sala e da placa em homenagem ao jornalista será em breve comunicada aos profissionais da imprensa.