No início da tarde desta segunda-feira(06), no Palácio de Karnak, o governador do Piauí, Rafael Fonteles falou, durante entrevista coletiva para imprensa piauiense, sobre a viagem recente que fez a três países da Ásia.

Rafael destacou os investimentos em hidrogênio verde e também a produção de amônia que vem a ser uma alternativa para exportação do hidrogênio produzido no Piauí.

Abordado sobre segurança pública, a partir da inauguração do Porto Luís Correia, o que pode também propiciar a intensificação da rota de drogas no litoral, Rafael disse que já está atuando nesta linha e que foi reduzido em 70% o número de homicídios na região litorânea piauiense.

Ainda sobre segurança, questionado pelo Portal Política Piauí, o governador falou que dentre as conquistas nesta viagem realizada para Ásia, pontua a cópia do modelo de segurança de Seul na Coreia para o Piauí. O modelo de segurança baseada no uso de tecnologia e disse que para isso deve intensificar as tecnologias no Piauí, que já vem sendo aplicadas com monitoramento por câmeras e também monitoramento através de celulares.

Rafael também anunciou a inauguração do aeroporto de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia para o mês de dezembro.

Rafael disse que todas essas 28 visitas realizadas na Ásia vão contribuir para intensificação do projeto Intermodal, onde as Hidrovias e ferrovias devem ser beneficiada para restaurar uma rota que propicia o envio da exportação dos produtos cultivados na região do Matopiba que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Hoje pela manhã recebemos jornalistas em uma coletiva de imprensa no Palácio de Karnak para falar sobre a nossa missão na Ásia. Essa viagem internacional, assim como as outras, teve como principal objetivo atrair investidores estrangeiros para nosso estado e celebrar acordos de cooperação, como uma forma de acelerar o desenvolvimento do Piauí.

Pudemos mostrar o potencial do Piauí, conhecer boas práticas em gestão pública e firmar parcerias com governos, entidades e instituições. Apostamos na internacionalização da economia do Piauí para desenvolver nosso estado, gerando riquezas, emprego e renda para nosso povo.

Foi uma grande experiência! Não tenham dúvidas de que o Piauí vai ganhar muito“, disse Rafael.

A entrevista, que durou cerca de 40 minutos, foi encerrada com anúncio da próxima viagem internacional do Governador que será para Bruxelas, na Bélgica, para onde Rafael Fonteles embarca no dia 20 de novembro.