Aluísio Sampaio propõe discussão sobre queda da produção do caju

 Aluísio Sampaio propõe discussão sobre queda da produção do caju

Vereador pede audiência pública sobre queda na produção de caju

Na manhã desta quarta-feira (08), o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) utilizou a tribuna para falar sobre problemas enfrentados pelos produtores de caju em Teresina com o surgimento de pragas e doenças que afetam a safra local. O parlamentar demonstrou preocupação com a queda de rendimento na colheita do fruto, que envolve centenas de pessoas em sua cadeia produtiva.

“Segundo o IBGE, Teresina tem 3 mil hectares de área plantada, com a maior parte da produção voltada ao mercado interno, mas também destinada à exportação. A plantação de caju enfrenta alguns desafios como a falta de assistência técnica, escassez de recursos hídricos e as pragas e doenças que afetam as plantas”, destacou o vereador.

Aluísio defendeu também a realização de uma audiência pública para reunir técnicos da Prefeitura, da Embrapa e outras instituições, buscando soluções para esse problema que afeta a agricultura nas Zonas Rurais da cidade.

“Quero chamar aqui a Embrapa para que possamos discutir o que está acontecendo com essa produção. Também queremos saber do prefeito, que criou uma Secretaria de Produção Agropecuária, o que essa secretaria já fez e o que ainda pode fazer pelo cultivo do caju na cidade”, apontou Aluísio Sampaio.

Audiência sobre drenagem urbana

O vereador também protocolou nesta semana uma outra solicitação de audiência pública para discutir sobre os impactos da drenagem urbana de novos empreendimentos e medidas mitigadoras. Ela deve ocorrer no dia 21 de novembro deste ano, no Plenário da Câmara Municipal.

“Essa audiência foi solicitada visando aprimorar as normas de drenagem vigentes em nosso município a fim de eliminar, quando possível, ou minimizar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento social e econômico do país”, apontou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.