Técnicos do TRE percorrem escolas para orientar sobre “Parlamento do Futuro”

 Técnicos do TRE percorrem escolas para orientar sobre “Parlamento do Futuro”

Como parte das atividades do Projeto Parlamento do Futuro, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) estão realizando palestras nas escolas de Teresina que participam do projeto. Na terça e hoje, 08, duas Gerências Regionais de Educação (GREs) foram visitadas: 4ª GRE, na Vila Operária e 21ª GRE, no bairro Dirceu. Na próxima semana, será a vez da 20ª GRE, no bairro Morada do Sol e 19ª GRE, no bairro Morada Nova.

 

Os temas abordados são: Informações sobre o processo eleitoral (calendário eleitoral, as regras eleitorais, convenções de partidos, registro de candidatura, campanha eleitoral), fazendo um paralelo com as etapas do Parlamento do Futuro; Título-Net e segurança das urnas; Eleições sustentáveis (democracia, cidadania, o eleitor, quem pode votar); documentos para o cadastro eleitoral e composição da Justiça Eleitoral.

 

O estudante José Nascimento do Premen Norte avaliou como positiva a palestra, como forma de adquirir mais conhecimentos sobre o processo eleitoral e o funcionamento do Tribunal Regional Eleitoral. “Também é uma experiência única poder vivenciar o Projeto Parlamento do Futuro”, disse José.

 

Parlamento do Futuro – O projeto consiste em eleger 28 estudantes do Ensino Médio da Rede Pública estadual como parlamentares do futuro. Estão selecionadas as 21 GREs, espalhadas pelos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí. A eleição está marcada para o próximo dia 21.

 

Segundo o diretor da Escola do Legislativo do Piauí, José Osmar Alves, o projeto visa promover a formação política e cidadã dos jovens estudantes do estado.

 

O Projeto Parlamento do Futuro é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Piauí, através da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.