81 alunos disputam 30 vagas no Parlamento do Futuro

 81 alunos disputam 30 vagas no Parlamento do Futuro

O resultado da eleição será divulgado nesta quarta-feira(22), às 10h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

O evento contará com o presidente da ALEPI, deputado estadual Franzé Silva, diretoria da Escola do Legislativo e representantes do Tribunal Regional Eleitoral-PI e da Secretaria Estadual de Educação.

Nessa terça-feira(21), os jovens piauienses participaram de ato cívico: as eleições do Projeto Parlamento do Futuro, uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Com mais de 6.500 estudantes envolvidos, o projeto visa eleger representantes que atuarão como deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Piauí. Ao todo, 81 alunos disputam 30 vagas de deputados estaduais.

As urnas eletrônicas fornecidas pelo TRE-PI, juntamente com o treinamento dos mesários e suporte técnico, são elementos fundamentais para o sucesso dessas eleições estudantis. Além disso, o TRE-PI terá a responsabilidade de apurar os votos que definirão os vencedores desse processo democrático entre os estudantes.

Durante o mês de novembro, os jovens das 21 escolas selecionadas para participar do projeto têm se envolvido em campanhas eleitorais, buscando conquistar o voto dos colegas para ocuparem as cadeiras de deputados. Essa iniciativa tem como meta fundamental promover a formação política e cidadã dos estudantes, estimulando o engajamento democrático entre os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, distribuídos nas 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) em todo o estado.

Lançado em setembro de 2023, essa iniciativa inovadora busca aproximar os jovens do Poder Legislativo, conscientizando-os sobre a importância da participação popular na política e promovendo uma compreensão mais profunda do sistema democrático. Durante seus mandatos, os deputados jovens terão a oportunidade de participar ativamente da vida legislativa, engajando-se em debates, contribuindo com a elaboração de leis, interagindo com a população e realizando visitas a órgãos públicos.

Além disso, os estudantes eleitos poderão integrar comissões da Assembleia Legislativa e exercerão seu direito de voto nas leis que serão deliberadas e aprovadas, vivenciando de perto a prática democrática e o funcionamento do sistema representativo do Estado.

O projeto Parlamento do Futuro não apenas oferece uma oportunidade singular aos jovens para compreenderem e participarem ativamente da política, mas também semeia as bases para uma geração engajada e consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e participativa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.