Ações garantem segurança nos canteiros de obras

 Ações garantem segurança nos canteiros de obras

Construtora reconhece importância de Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho nas rotinas laborais

Nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, é celebrado o Dia do Engenheiro de Segurança e Técnico de Segurança do Trabalho. A data remonta à lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, que regularizou ambas as profissões. Na construção civil esses profissionais ganham ainda mais relevância, com a responsabilidade de zelar pela integridade física dos trabalhadores no canteiro de obras, elaborando medidas de prevenção de acidentes para eliminar ou reduzir algum tipo de risco.

A segurança do trabalho é a área destinada a prevenir acidentes e doenças ocupacionais dentro do ambiente de trabalho, identificar possíveis riscos, analisar o ambiente onde eles se manifestam e criar planos de prevenção. “Saímos todos os dias de casa para salvar vidas, prevenir acidentes de trabalho, assim como doenças ocupacionais. As necessidades de incentivo às práticas de segurança no trabalho são ainda maiores na construção civil, uma vez que esse é um dos setores com maior risco de acidentes para os trabalhadores. Nossa profissão é nobre, temos um papel fundamental na sociedade, é graças ao nosso trabalho que milhares de trabalhadores saem para trabalhar e conseguem retornar para suas casas com saúde e segurança”, externou Raíza Diniz, engenheira de Segurança do Trabalho da MRV, regional Piauí e Ceará.

Na MRV, empresa do grupo MRV&CO, as conhecidas ‘Regras de Ouro’, espalhadas nos canteiros de obras, elencam uma série de ações para tornar o ambiente de trabalho seguro e saudável. “Zelar pela segurança e bem-estar dos nossos colaboradores é a nossa prioridade máxima. As Regras de Ouro que estabelecemos não são só protocolos, é um compromisso que firmamos em manter sempre nossos canteiros de obra seguros e saudáveis, promovendo saúde e segurança, oferecendo condições adequadas aos nossos trabalhadores, contribuindo assim para o aumento da produtividade”, destacou Breno Pinto, engenheiro analista de obra da MRV.

Fábio Luz é Técnico de Segurança do Trabalho da construtora há quase dois anos. Ele explica que as ações desenvolvidas vão além de orientar sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), de acordo com normas de segurança e legislação.

“Periodicamente realizamos algumas campanhas voltadas para a saúde e segurança dos colaboradores. Esse mês, por exemplo, estamos com três campanhas e, pelo menos duas vezes por semana, debatemos sobre esses assuntos para atender as necessidades e evitar acidentes. Além disso, temos o diálogo diário de segurança (DDS) com os colaboradores antes de iniciar a rotina laboral, reunindo as frentes de trabalho para repassar as medidas de prevenção específicas daquela atividade que será executada”, informou Fábio Luz.

Campanhas contra o assédio, importância da diversidade, Setembro Amarelo, Novembro Azul, dentre outras temáticas são trabalhadas também dentro dos canteiros de obras de forma humanizada para promover a cultura prevencionista e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

O técnico Fábio Luz finaliza afirmando que a segurança do trabalho precisa da participação de todos para que o resultado seja atingido: o acidente zero nos canteiros de obras. “É uma construção de todos, da empresa, gestores e dos colaboradores. Cada um fazendo a sua parte para que os objetivos sejam alcançados”. E Breno Pinto ainda reitera: “Na MRV, acreditamos que a segurança dos nossos funcionários não é apenas um dever, mas uma demonstração de respeito pelas vidas que fazem parte da construção de sonhos que transformam o mundo”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.