TRE lança Livro em homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral no Piauí

 TRE lança Livro em homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral no Piauí

Para marcar os 90 anos da história da Justiça Eleitoral no Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou, neste final de semana, o livro “90 anos da Justiça Eleitoral no Piauí – Desafios e perspectivas” na versão digital e impressa em comemoração aos 90 anos do Tribunal piauiense.

Além dos membros atuais da Corte, fizeram parte da mesa de honra na solenidade: O Desembargador Olímpio José Passos Galvão, Corregedor Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí; Juíza Lucicleide Pereira Belo, articulista e organizadora do livro; Desembargador José Wilson Araújo, membro substituto da Corte do TRE-PI; Juiz Sebastião Firmino Lima Filho, membro substituto da Corte do TRE-PI; Dr. Francisco de Almeida, representando o Presidente da Academia Mundial das Letras da Humanidade, Dr. Camilo Martins e o Dr. Carlos Douglas dos Santos, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI) representando o Presidente da OAB-PI, Dr. Celso Barros Coelho Neto.

O lançamento oficial do referido livro foi feito pelo Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira onde na oportunidade foi homenageado pela Academia Mundial de Letras da Humanidade ao receber das mãos do Dr. Francisco de Almeida o título de cidadão do Mundo por se destacar nessa geração, apresentando trabalho exemplar na área social, educacional, cultural e literária, ensinar pessoas a seguir o caminho do bem, na união dos povos e através da literatura difundir a necessidade da paz e da justiça social para as futuras gerações e para a humanidade.

O livro foi coordenado e organizado pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, pelo Desembargador José James Gomes Pereira e pela Juíza de Direito Lucicleide Pereira Belo, ex-membro da Corte do TRE-PI.

O feito contou também com a colaboração do Juiz Federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, ex-membro da Corte do TRE-PI e ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI (EJE) bem como das servidoras e servidores da instituição.

O trabalho contempla registros como a notícia da primeira reunião e instalação do TRE-PI em 19 de agosto de 1932 na ala direita do Fórum Estadual na Pça. da Bandeira em Teresina-PI. Ainda é possível conhecer a evolução, o progresso e as mudanças que aconteceram no Tribunal durante os períodos que marcaram o Brasil e o Piauí nas últimas nove décadas.

No Prefácio do livro o Desembargador Erivan Lopes declarou que esta obra contribuirá significadamente para o debate e a reflexão sobre a Justiça Eleitoral, seus desafios e suas perspectivas, e servirá como uma fonte valiosa de conhecimento e informação para todos aqueles interessados na construção e no fortalecimento de nossa democracia.

Ele pontuou ainda que, esses 90 anos de história da Justiça Eleitoral no Piauí sirva de inspiração para enfrentar os desafios futuros com a mesma determinação e compromisso que moldaram, de forma exitosa, nosso passado.

Quem tiver interesse em conhecer melhor o livro pode se dirigir a biblioteca do TRE-PI, nos dias úteis de 7 às 13hs que será atendido.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.