Semec destaca hábitos de alimentação saudável para período das férias

 Semec destaca hábitos de alimentação saudável para período das férias

Os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas da Rede Municipal de Teresina contam com uma alimentação de qualidade elaborada pelos profissionais da Divisão de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação.

As refeições oferecidas nas unidades de ensino têm como base a legislação vigente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde se prioriza a qualidade nutricional e é dada preferência a alimentos minimamente processados e provenientes da agricultura familiar.

“A alimentação escolar tem o papel fundamental de nutrir crianças e adolescentes durante uma importante fase de desenvolvimento e de aprendizado. Se realizada de forma adequada, a nutrição escolar pode auxiliar na redução de problemas relacionados à má alimentação, como a obesidade e as deficiências nutricionais”, pontua Kaira Oliveira, nutricionista chefe da Divisão de Nutrição da Semec.

Com o período das férias se aproximando é natural que as crianças consumam comidas com maiores índices de açúcar e sódio. A nutricionista Maria Luiza da Silva, da Divisão de Nutrição, destaca que alimentos como salgadinhos, frituras, refrigerante, balas, sorvete, brigadeiro, salsicha, presunto, por exemplo, que já não fazem parte do cardápio escolar, devem continuar sendo evitados no período de férias.

“Os aprendizados nutricionais da rotina escolar devem ir para além dos muros das unidades de ensino. Durante as atividades nas escolas realizamos a educação alimentar, onde os educadores ensinam sobre a alimentação saudável e cabe aos pais educar também na prática, incentivando o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudarão a nutrição de nossos alunos para que cresçam saudáveis e sem apego a produtos industrializados que afetam a saúde física e mental”, finaliza Maria Luiza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.