Dr.Pessoa é obrigado a pagar anestesistas por ação do MP

 Dr.Pessoa é obrigado a pagar anestesistas por ação do MP

O Ministério Público do Piauí (MPPI) por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, promoveu na segunda-feira (18) uma nova audiência extrajudicial para discutir o atraso no pagamento dos médicos anestesistas por parte da Fundação Municipal de Saúde.

O promotor de Justiça Eny Pontes mediou o encontro entre representantes da FMS e da Cooperativa de Anestesistas do Piauí (Coopanest/PI). Durante a audiência, o representante ministerial cobrou explicações e uma solução para os sucessivos atrasos nos pagamentos dos profissionais da saúde.

O presidente da Coopanest/PI, Álvaro de Carvalho, disse que aguarda uma solução para o problema. “Estamos aqui conversando para tentar chegar a um acordo e manter uma regularidade nos pagamentos, porque é muito difícil conseguir manter o profissional engajado se ele recebe pagamentos com até 150 dias de atraso. Mesmo diante de todas as dificuldades a gente manteve uma cobertura efetiva dos serviços e vamos continuar mantendo, mas é preciso que se tenha um entendimento pra que as coisas funcionem de uma forma mais regular e organizada”, pontuou.

O advogado da Fundação Municipal de Saúde, Juliano Mendes, afirmou que existem dois processos empenhados no momento para pagar esses profissionais. E que ainda este ano eles devem receber parte do valor em atraso.

Como encaminhamento ficou acertado que até a próxima sexta-feira, dia 22 de dezembro, a FMS vai pagar a remuneração dos profissionais referentes ao mês de agosto de 2023 e em janeiro de 2024, assim que houver a abertura do novo orçamento, vão definir um cronograma de pagamentos.

Além disso, Eny Pontes agendou para 22 de janeiro uma nova audiência para a Fundação Municipal de Saúde apresentar um cronograma definitivo de pagamento dos profissionais para assegurar a continuidade da prestação do serviço dos anestesistas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.