Presidente da ALEPI quer fazer administração popular

 Presidente da ALEPI quer fazer administração popular

”Alepi se aproximou da população em 2023”, afirma Franzé Silva

Ao fazer um apanhado sobre seu primeiro ano como chefe do Poder Legislativo estadual, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), analisa que o Parlamento avançou em participação popular e presença da comunidade em suas atividades, ao longo de 2023.

“Acolhemos diversos segmentos e debatemos variados temas de interesse da população, como a necessidade de regularização fundiária, a situação dos povos indígenas e suas terras, primeira infância, a realidade dos doentes renais crônicos, defesa do consumidor através da CPI da Equatorial etc.”, observa Franzé.

O chefe do Legislativo destaca a abertura da Praça do Povo e da Esplanada da Alepi para atividades envolvendo servidores e sociedade. “Discutimos a luta das pessoas com deficiência, autismo, a realidade das quebradeiras de côco, das mulheres. Trouxemos milhares de crianças da periferia para a Vila de Natal, entre outras”, pontua.

“Neste ano, trabalhamos para que a Alepi se abrisse mais para a população piauiense. Estamos modernizando a administração, iniciando a reforma do prédio do Legislativo e investindo em energia limpa, melhoramos o índice de transparência e acolhemos mais o povo”, assinala Franzé Silva.

Valorização do servidor e transparência

O presidente da Assembleia ressalta, ainda, como pontos importantes da gestão no ano, a inauguração do novo Espaço de Saúde da Alepi, realização do concurso público, a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Alepi, o reajuste salarial e a melhora no índice de transparência da Assembleia.

“Na transparência, avançamos muito, saindo dos 46,6% de 2022, para 75,3% em 2023. Vamos melhorar muito a administração, com o concurso público. Reajustamos os salários dos servidores efetivos em 6% e implementamos o auxílio-alimentação. Em 2024, vamos avançar mais”, frisa Franzé Silva.

Outra iniciativa da Alepi destacada pelo presidente Franzé é a realização do programa Parlamento do Futuro, que elegeu 30 deputados, entre jovens do ensino médio, para exercerem um mandato de três dias. “É um programa com formato pioneiro, voltado à consciência e efetiva participação política e cívica dos jovens”, acrescenta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.