Policia Militar intensifica combate a violência contra mulher no interior

 Policia Militar intensifica combate a violência contra mulher no interior

Patrulha Maria da Penha está em todos os Batalhões do interior do Piauí

Patrulha Maria da Penha

A Polícia Militar expandiu a Patrulha Maria da Penha para todos os batalhões do interior do Piauí. Campo Maior e Esperantina, sedes do 15° e 25° Batalhão, respectivamente, foram os últimos municípios a receberem o serviço de combate à violência contra a mulher e fiscalização de medidas protetivas. Na ocasião, foram entregues viaturas lilás para o policiamento especializado nessas regiões.

A Patrulha Maria da Penha foi implantada nos últimos dias em sete municípios, no processo de descentralização do serviço, realizado pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Comando Geral da Polícia Militar, cuja meta era levar o programa para todas as regiões do estado até janeiro de 2024. No entanto, foi antecipada e concluída hoje.

“Estamos concluindo a primeira meta de etapa de implantar em todos os batalhões do interior e região, a Patrulha Maria da Penha. No ano de 2024, com a implantação de mais batalhões, teremos mais ampliação da patrulha. Quero agradecer a todos os parceiros por essa maratona por todo o Piauí em que implantamos a descentralização para o interior. É a Polícia Militar mais presente com a população”, enfatiza o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.

Para a coronel Elza Rodrigues, comandante do Comando de Polícia Comunitária (CPCOM), trata-se de um momento histórico para a corporação.

“Hoje foi mais um dia histórico para a Polícia Militar do Piauí. Essa viatura irá fazer o trabalho especializado do policiamento ostensivo e preventivo voltado para o problema com foco na fiscalização das medidas protetivas de urgência. A mulher vítima de violência terá acolhimento, orientação e de conscientização para que o agressor se conscientize que a mulher deve ser tratada com amor, com carinho e com respeito”, destaca.

O programa foi lançado em janeiro de 2020 e contava com os serviços em Teresina e Parnaíba. Porém, com o processo de descentralização, somente neste ano, a patrulha foi lançada nos municípios de Piripiri (12° BPM), Floriano (3° BPM), Picos (4° BPM), São Raimundo Nonato (11° BPM), Paulistana (20° BPM), Valença do Piauí (23° BPM), Oeiras (14° BPM), Corrente (7° BPM), Canto do Buriti (28° BPM), Bom Jesus (19° BPM), Uruçuí (10° BPM), Água Branca (18°), Campo Maior (15° BPM) e Esperantina (25° BPM).

Desde o seu lançamento, a Patrulha Maria da Penha realizou a fiscalização de mais de 900 medidas protetivas de urgências.

A Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, esteve presente na solenidade do 15º BPM, sediado em Campo Maior, destacou que o serviço representa mais proteção as mulheres do Piauí.

“É mais uma Patrulha Maria da Penha. É mais proteção as mulheres não só do município mas em todo o território dos carnaubais. É muito importante agradecer ao coronel Scheiwann Lopes e ao governador do estado Rafael Fonteles por fortalecerem as políticas públicas para as mulheres. Não vamos mais permitir a misoginia que é o ódio contra as mulheres”, afirma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.