Receita Federal doa 300 TV Box para UESPI

 Receita Federal doa 300 TV Box para UESPI

dd15ffdf-13da-4e7b-9e2a-36eaff454ca6.jpg

A Universidade Estadual do Piauí recebeu da Receita Federal a doação de 2 mil aparelhos de TV Box avaliados em R$ 360 mil. No momento da entrega, que ocorreu na sala de reuniões da Universidade, a Receita Federal foi representado pelo delegado André Luís.

O reitor da UESPI, Evandro Alberto, agradeceu pela doação e parceria da Receita Federal com a instituição de ensino. “A Receita Federal é uma grande parceira da UESPI e eu agradeço ao delegado André Luís por atender à solicitação dos nossos pesquisadores. Essa iniciativa não apenas fortalece os laços entre a Universidade e a Receita Federal, como também reforça o compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico em nosso estado”, disse o gestor.

O professor José Vigno, do curso de Ciência da computação do campus de Piripiri, explica que a principal ideia é descaracterizar os aparelhos doados e transformá-los em computadores. “Iremos transformar esses dispositivos com o objetivo de devolvê-los à sociedade, visando estabelecer laboratórios tanto na própria UESPI quanto em escolas públicas do estado”, pontua Vigno.

O professor Alcemir Santos, que também leciona no campus de Piripiri e é colaborador de José Vigno no projeto, diz que irá incluir a construção de software para automação de atividades, utilizando as TV Boxes descaracterizadas no processamento de informação.

“Esses aparelhos deixarão de ser Tv Boxes e passarão a ser apenas um computador. Isso implica, por exemplo, na remoção do sistema operacional Android e na instalação do Linux. Além disso, é necessário lidar com as placas Wi-Fi, que não são homologadas pela Anatel”, esclarece.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.