Escolas e pais devem ser aliados no cuidado da visão dos alunos

 Escolas e pais devem ser aliados no cuidado da visão dos alunos

O período antes do retorno às aulas é quase sempre utilizado para que as crianças e adolescentes deixem de lado a rotina da sala de aula, se preocupando apenas com um bom e merecido descanso. Entretanto, esse período também deve ser utilizado pelos pais para uma maior atenção à saúde dos pequenos, em especial nos cuidados com a visão.

É o que explica a médica oftalmologista Micheline Cantanhede, da Clínica DMI, ao destacar que problemas na visão podem afetar de forma negativa não apenas o desempenho escolar, mas também outros aspectos sociais da criança.
“Crianças e adolescentes precisam enxergar claramente para ler livros, quadro-negro e uma boa visão é essencial para o desenvolvimento acadêmico. Aqueles com problemas visuais não corrigidos podem sentir-se diferentes de seus colegas pelo aprendizado mais difícil, podendo afetar negativamente sua autoestima e confiança em si mesmo”, destacou a médica
De acordo com Micheline, as escolas devem sempre manter um ambiente organizado e bem iluminado, como forma de melhorar o aprendizado e reduzir a incidência de problemas na visão.
“Para que a sala de aula seja um ambiente de bom aprendizado, a escola deve proporcionar uma iluminação adequada, posicionamento do quadro negro acessível visualmente a todos, cadeiras e mesas projetadas para evitar desconforto nos olhos e no pescoço, boa ventilação e umidade adequada, além do uso controlado de tempo para computadores, retroprojetores”, apontou.

Pais e professores em alerta

Segundo a profissional, algumas situações podem servir de alerta para possíveis problemas ou distúrbios na visão, sendo recomendada a realização de exames e consultas regulares com um oftalmologista:

– Dificuldade visual para tirar apontamentos do quadro ou no caderno;
– Dor de cabeça;
– Fadiga ocular;
– Irritação nos olhos;
– Dificuldade em usar dispositivos eletrônicos.

Para a oftalmologista Micheline, pais e professores devem estar atentos a esses sinais, e promover ações para melhorar a qualidade de vida das crianças e evitar o surgimento ou agravamento de distúrbios visuais.

“Os pais podem cuidar da visão de seus filhos levando-os para consultas oftalmológicas regulares, limitando o uso de telas, incentivando-os a fazerem pequenas pausas durante o estudo prolongado, proporcionando iluminação adequada do ambiente de estudo se possível com luz natural, alimentação saudável, atividade física, além de os encorajar a comunicarem qualquer desconforto visual”, orienta.

“Os professores podem contribuir incentivando à importância do uso dos óculos na sala de aula, organizando mesas e cadeiras de maneira que todos possam visualizar e participar, conscientizando sobre a postura para evitar dores ou sonolência, e até variando a forma de ministrar as aulas para proporcionar interesse dos alunos, incentivando o hábito da leitura”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.