Corso e Carnaval aquecem comércio em Teresina

 Corso e Carnaval aquecem comércio em Teresina

Com a proximidade do Corso de Teresina e das festas de Carnaval, o comércio na capital piauiense se aquece com a venda de produtos para a folia. Do vestuário aos adereços, lojistas ampliam o estoque para oferecer o melhor aos clientes que querem aproveitar a oportunidade para desfilar na avenida, ou para aqueles que não vão perder um bloquinho sequer.

A empreendedora Kelly Gonçalves, proprietária da Lojas Zemp, especializada em acessórios, já está se preparando desde o ano passado para as vendas do período carnavalesco, e afirma ter boas expectativas para as festividades.

“Desde novembro estamos realizando compras, preparando o estoque e arrumando as lojas para o carnaval. Como esse ano a festa será mais cedo, nos preparamos para iniciar janeiro em ritmo de carnaval”, destacou.

Segundo Kelly, a expectativa é de aumento nas vendas na véspera do Carnaval, quando os foliões de última hora aproveitam para encontrar a sua fantasia. “Estamos com expectativas de aumentar mais nossas vendas nos dias mais próximos ao Corso e ao Carnaval. Muitas pessoas ainda estão pagando as contas do Natal e estão só esperando seus pagamentos para realizar as compras”, afirmou.

Para Tertulino Passos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), existe uma boa perspectiva para as vendas deste ano nos setores relacionados à folia, superando as vendas do ano anterior.

“Nossa expectativa para o Carnaval é bem positiva, em especial os setores de roupas e adereços. Esses produtos estão tendo uma procura bastante significativa e acreditamos que esse ano será bem melhor do que o ano passado”, apontou.

Ainda segundo o presidente, existe uma tendência de recuperação na economia, apesar de ainda não atingir a nível local o mesmo patamar de 2019. “Já sentimos uma melhora significativa nas nossas vendas em relação aos anos da pandemia, e acredito que estamos próximos do patamar de 2019. Nosso público, apesar de já habituado com as compras virtuais, ainda prefere ter o produto em mãos, experimentar, ver a qualidade das peças, e por isso o comércio local é tão importante nessa época”, destaca Tertulino.

Crescimento no “pós-pandemia”

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), há uma estimativa de que o Carnaval 2024 movimente até R$ 9 bilhões, valor 10% mais alto do que o registrado em 2023, o que demonstra uma recuperação na economia. Esse número aponta para uma tendência de recuperação pelo quarto ano seguido, superando pela primeira vez o patamar anterior ao início da pandemia de Covid-19.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.