Avanço do mar destrói casas e extingue praias no Ceará

 Avanço do mar destrói casas e extingue praias no Ceará

Águas cristalinas, mar calmo, dunas e falésias. O município de Icapuí, no Ceará, mantém um litoral mais calmo e menos concorrido, diferente das badaladas praias de Canoa Quebrada e de Jericoacoara, o que o torna um dos destinos litorâneos mais paradisíacos do estado, com praias bonitas e tranquilas. O problema, porém, é que por conta da erosão litorânea, este cenário de calmaria pode acabar.

Desde a década passada, o município cearense, localizado na divisa com o Rio Grande do Norte, tem registrado episódios cada vez mais frequentes e mais fortes de destruição causada pela força do mar. Das 14 praias de Icapuí, pelo menos 6 possuem estágios avançados de erosão que obrigaram moradores e poder público a realizar obras de emergência para conter o avanço do mar.

A lista de prejuízos é extensa. Há casas danificadas, pescadores impedidos de zarpar, pousadas fechadas e hospedagens canceladas. Dezenas de famílias foram obrigadas a se mudar, e até mesmo uma escola precisou ser demolida após o mar avançar sobre o prédio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.