Encomendada pela rede de franquias Sal e Brasa Grill Express, a pesquisa mostra que muitos estão trocando a folia pelo sossego
O Carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros. Cair na folia, se reunir com os amigos ou simplesmente descansar, faz parte da lista de desejos. Mas, uma pesquisa realizada pela rede de franquias Sal e Brasa Grill Express, “O Brasileiro e o Ponto da Carne”, em parceria com a Data-Makers, levantou a seguinte questão para os entrevistados: O que vocês preferem: ir para um bloco de carnaval ou comer um churrasco?
E para surpresa, a pesquisa apontou que 87% dos entrevistados preferem comer um churrasco com amigos ou família do que ir a um bloco de carnaval. E dentro da mesma pergunta, 85% disse que prefere ir a uma churrascaria do que sair em um bloco de carnaval.
“Sabemos que Carnaval e churrasco são paixões nacionais. Buscamos entender na pesquisa a preferência do brasileiro entre as duas”, explica o CEO da Data Makers, Fabricio Fudissaku. Ele ainda diz que ficou muito clara a popularidade do prato, e que ele acredita na hipótese de que o churrasco é como evento social democrático, agradando a pessoas de todas as idades e crenças.
No caso da preferência pela ida à churrascaria, para boa parte da população brasileira, esse é um programa aspiracional, ou seja, um objeto de desejo, ao contrário dos blocos de Carnaval, uma atividade ao alcance de todos os brasileiros.
A pesquisa foi quantitativa, por meio de entrevistas online. Foram ouvidas 373 pessoas de todo o Brasil, de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. Todos maiores de 18 anos e que comem carne.
Para o CEO da rede, Fernando Ribeiro, esses números demonstram que muitos colocam o convívio com a família e amigos em primeiro lugar, um momento para colocar o papo em dia e interagir. E um feriado prolongado é perfeito para isso.
Fernando ainda explica que percebe em sua rede um aumento nas vendas nessa época do ano, não só puxado pelos turistas, mas também pelos moradores das cidades, que aproveitam para fazer algo diferente com amigos e familiares.
“No Carnaval do ano passado as vendas dos nossos restaurantes Sal e Brasa Grill Express subiram12% comparado com mês anterior do mesmo ano. Em 2024, esperamos que o ticket médio salte de R$ 43,00 para R$ 52,00 e que as vendas cresçam 13%, comparando com janeiro”, explica o CEO. “Outro ponto que ajuda nesse crescimento é o delivery, que oferece ainda mais comodidade”, esclarece Fernando.
Entender em profundidade a relação do brasileiro com o churrasco é uma das metas da rede para esse ano, que está fazendo uma ampla pesquisa. “Nosso negócio é a carne, por isso, saber o perfil dos nossos clientes e com eles consomem é essencial”, finaliza Fernando Ribeiro.