Projeto Castramóvel atua neste domingo(18) em Teresina

 Projeto Castramóvel atua neste domingo(18) em Teresina

A primeira edição de 2024 do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel será realizada neste domingo (18), em Teresina. A ação ocorrerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), das 8h às 12h e das 14h às 18h, e prevê o cadastramento de até 300 animais para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip. O projeto é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).

Durante a ação serão realizadas a triagem e avaliação para posterior encaminhamento para a castração nas clínicas cadastradas. O grande avanço tecnológico que faz parte do projeto é a implantação de microchip nos animais, que permite um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que os resultados de 2023 superaram as expectativas e, para este ano, é esperado mais um resultado positivo e de grande impacto aos animais domésticos. “Estamos muito felizes em retornar às atividades  do Castramóvel, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos e em situação de rua e, consequentemente, garantir maior bem-estar à população animal”, pontua.

O Castramóvel foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. O projeto está especificamente no eixo Bio Piauí. Em 2023, 543 animais foram castrados e passaram pela implantação de microchip e 1.610 foram atendidos por meio do projeto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.