Reaproveitamento dàgua reduzem impactos ambientais na construção civil

 Reaproveitamento dàgua reduzem impactos ambientais na construção civil

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação deste importante recurso para que haja vida no planeta. Diante do risco de escassez desse bem, devido ao consumo excessivo e às mudanças climáticas, o reuso de água em larga escala será fundamental para o planejamento da segurança das próximas gerações.

A MRV, que faz parte do grupo MRV&CO, se destaca no setor com suas práticas sociais e ambientais, visando construir de forma sustentável, respeitando as localidades, gerindo recursos e reduzindo desperdício. A construtora monitora o consumo da água e define como meta constante a redução em 2% ou mais no consumo em relação ao ano anterior. Em 2022, as iniciativas de reaproveitamento nas obras propiciaram um volume de reutilização de 722,3 m³ de água.

O reaproveitamento nos canteiros de obras ocorre em diversas frentes e, em uma delas, a água é coletada por meio de pontos de drenagem que desaguam em reservatórios próprios para armazenamento e que, posteriormente, são destinados ao uso em diversos sanitários. Além do reuso da água da chuva e do ar-condicionado, onde é feita a captação, armazenamento e uso para limpeza nas áreas de vivência.

A água usada na lavagem da área da betoneira – equipamento para misturar materiais da construção civil – também é reutilizada após passar por um processo de decantação. O recurso que anteriormente era descartado, agora é desviado para três tanques: o primeiro, com a função de decantação dos sólidos maiores, o segundo, que decanta os materiais menores, e o terceiro, que armazena a água.

“A MRV tem a sustentabilidade como um pilar. Diante disso, é essencial buscarmos por iniciativas e soluções que impactem menos o meio ambiente. Em todas as nossas ações, promovemos a consciência e responsabilidade comum sobre aquilo que é de todos, então, buscamos soluções econômicas, sociais e ambientalmente corretas. E isso se estende também em nossos parceiros e fornecedores, sempre aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, pontuou Dalmo Teixeira Neto, gestor de obras da MRV no Piauí.

O reaproveitamento da água também acontece nos condomínios. Com o objetivo de ajudar os condôminos a economizarem água, são instalados arejadores e redutores de vazão nas torneiras das áreas comuns dos apartamentos. Nas louças sanitárias, é acoplada uma caixa economizadora de água, com opção de fluxo de 3/6 litros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.