Senador Ciro requer auditoria sobre intervenção do governo na Petrobras

 Senador Ciro requer auditoria sobre intervenção do governo na Petrobras

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) protocolou um requerimento na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize uma auditoria sobre a retenção dos dividendos extraordinários da Petrobras.

Conforme o senador, a medida tomada pela empresa em março, gerou grande repercussão e questionamentos sobre a interferência do governo na gestão da estatal.

Ciro defendeu a importância da auditoria devido à falta de transparência e às contradições nas informações divulgadas sobre a decisão de reter os dividendos dos acionistas, gerando prejuízos econômicos para a estatal.

“A desvalorização nos papéis da Petrobrás já acumula prejuízos de R$ 100 bilhões desde fevereiro. As perdas não impactam só os acionistas, mas todo o país”, explicou o parlamentar.

Na proposição, o senador requereu que o TCU examine os critérios utilizados para a retenção dos dividendos extraordinários do 4º Trimestre de 2023 e, se essa decisão está em conformidade com as normas regulatórias.

Ciro também apontou os impactos financeiros, econômicos e sociais dessa decisão tanto para os acionistas da Petrobras quanto para o Brasil, informou o senador.

O senador piauiense também destacou que a prática de pagamento de dividendos extraordinários, adotada pela Petrobras desde 2021, foi um grande atrativo para a valorização das ações da empresa no mercado nos últimos dois anos, resultando em um aumento de 94% para as ações preferenciais e de aproximadamente 74% para as ações ordinárias em 2023. Contudo, a decisão inesperada de reter os dividendos resultou em uma desvalorização significativa dos papéis da empresa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.