Será realizado hoje(24) o lançamento do Balé Folclórico do Piauí

 Será realizado hoje(24) o lançamento do Balé Folclórico do Piauí

Neste sábado( 24) no Teatro 4 de Setembro
A Criação do Balé Folclórico do Piauí se apresenta como uma possibilidade de conectar o nosso estado com o restante do Brasil e com o mundo por meio da dança folclórica produzida por corpos piauienses.
No atual momento político do país a criação de uma companhia de dança que represente o estado do Piauí, estado lembrado pelo atual presidente da república Luís Inácio Lula da Silva em sua posse memorável, será uma forma inovadora que esse estado mostrará para o mundo que “o Brasil, o Piauí, voltou a sorrir, voltou a acreditar na cultura, nos saberes do povo e acima de tudo, o estado, por meio de suas políticas de fomento, está atento e disposto a incentivar e investir novas outras produções da arte local.
Por conseguinte, nosso estado dispõe de patrimônios materiais e imateriais que o representam mundo afora. Esses patrimônios se configuram em formas de espaços, monumentos, formas, músicas, rezas, cânticos e danças. Nossa proposição é a de que a dança que é criada por piauienses seja vista e conhecida pelo Brasil e pelo mundo por meio da criação e manutenção do Balé Folclórico do Piauí.
Por outro lado, as danças folclóricas tem o poder de representar por meios dos movimentos, dinâmicas, gestos, cores, formações e expressões de cada dançante, as particularidades do estado de que é oriunda. Essas danças possuem na verdade funções de fomentar, fortalecer e registar as singularidades do seu estado onde ela é dançada. Como e por que o Estado do Piauí, estado potente de danças, não tem um balé que seja folclórico e que verdadeiramente o represente? O estado do Piauí possui 224 municípios que são ricos em danças e folguedos folclóricos e atualmente existe uma grande lacuna a ser ocupada com a criação do Balé Folclórico do Piauí.
Por fim, a bailarina e coreógrafa piauiense Luzia Amélia criou ao longo de mais de trinta anos de trabalho árduo e rigoroso, um repertório que não existe em nenhum outro lugar do mundo, um repertório de danças que possuem singularidades que são “a cara do Piauí”, como os espetáculos: “Dança do Calango”, “Piauiês”, “Mercado Central”, estes trabalhos serão, por meio da criação do Balé Folclórico, remontados e apresentados contribuindo para a manutenção e fortalecimento da arte e da cultura do estado do Piauí.

Serviço:
Lançamento Balé Folclórico do Piauí
Dia 24/03, às 19h, no Theatro 4 de Setembro. Entrada gratuita.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.