Piauí recebe menor recurso para programa Saúde Digital

 Piauí recebe menor recurso para programa Saúde Digital

Sudene firma parceria coma UFPE e repassa R$ 500 mil para o Projeto Saúde Digital
A parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e a Universidade Federal de Pernambuco em torno do Projeto Saúde Digital é voltada para a gestão municipal, com foco na qualificação técnica em saúde digital. Serão contemplados 66 municípios da área de atuação da Sudene, que está disponibilizando R$ 500 mil por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). O superintendente da Autarquia, Danilo Cabral destacou que esse trabalho em conjunto com a universidade “reconecta a Sudene com esse importante espaço para a pesquisa e a ciência”.

O projeto foi apresentado pela coordenadora do Núcleo de Telesaúde (Nutes) da UFPE, Magdala Novaes. Para ampliar a formação em saúde digital, serão realizados cursos voltados para agentes de saúde (400 vagas) e gestores (198 vagas), com conteúdos que vão abranger responsabilidade introdução à saúde e tecnologias digitais, registro eletrônico de saúde, telesaúde e telemedicina, registro eletrônico de saúde (para os agentes), além de ambiente virtual de aprendizagem, tecnologias digitais na gestão em saúde pública, gestão digital na assistência e gestão digital na educação permanente em saúde (para os gestores). Os dois grupos terão aulas sobre responsabilidade nas práticas de saúde digital. As inscrições para os cursos serão realizadas este mês e em maio e o TED ficará em vigor até junho de 2025.

De acordo com Danilo Cabral, “a saúde digital se enquadra dentro do planejamento estratégico da Sudene, por meio do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que tem a inovação com eixo central, dialogando com o nosso papel de melhorar a qualidade de vida da população e reduzir as desigualdades”.  Segundo o gestor, programas como esse podem ser grandes aliados em momentos como o atual, no qual o País registra um aumento nos casos de dengue e sobrecarrega os serviços de saúde.

A Sudene e o Nutes já formaram parceria anteriormente para o projeto “Agente Digital”, formando Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em saúde digital. O novo projeto vai ampliar essa estratégia para as cidades menores, que fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) da Sudene, cuja proposta é promover a interiorização do desenvolvimento regional, destacando ações de fortalecimento dos municípios de menor capacidade empreendedora.

Participaram também do evento Alfredo Gomes, reitor da UFPE; Luis Alberto, diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPE; Artur Belarmino, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE); Graciliano Gama da Silva, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco (SINDACS); e Lisbety Rosa Lima, secretária de Saúde de Serra Talhada (PE), representando os municípios beneficiários do projeto. Pela Sudene, marcaram presença Vera Lúcia Assunção, técnica da Coordenação-Geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; Beatriz Lyra, coordenadora-geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; e Álvaro Ribeiro, diretor de Planejamento e Articulação de Políticas.

Confira, abaixo, os municípios que serão atendidos pelo projeto:

Piauí: 10 vagas, distribuídas para a Região Intermediária de: Floriano – Municípios: Floriano, São José do Peixe, Pajeú do Piauí, Canavieira; RI de Picos: Paes Landim; RI de São Raimundo Nonato: Ribeira do Piauí.

Alagoas: 26 vagas. Região Intermediária de Arapiraca – Municípios: Arapiraca, Maribondo, Tanque d’Arca, Campo Grande, Belo Monte, Belém.

Bahia: 58 vagas. Região Intermediária de Feira de Santana – Município: Umburanas, Região Intermediária de Juazeiro – Municípios: Juazeiro, Pilão Arcado, Sobradinho, Jaguarari, Andorinha.

Ceará: 42vagas. Região Intermediária de Juazeiro do Norte – Municípios: Juazeiro do Norte, Missão Velha, Farias Brito, Abaiara, Jati, Granjeiro.

Maranhão: 65 vagas. Região Intermediária de Imperatriz – Municípios: Balsas, Loreto, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba.

Paraíba: 16 vagas. Região Intermediária de Campina Grande – Municípios: Campina Grande, Santo André, Parari, Cubati, Juazeirinho, Olivedos.

Pernambuco: 24 vagas, distribuídas para a Região Intermediária de Serra Talhada – Municípios: Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Mirandiba, Betânia, Carnaubeira da Penha, Calumbi.

Rio Grande do Norte: 15 vagas, distribuídas na Região Intermediária de: Mossoró – Municípios: Mossoró, Messias Targino, Patu, Frutuoso Gomes, Porto do Mangue, Triunfo Potiguar.

Sergipe: 25 vagas, distribuídas na Região Intermediária de Itabaiana – Municípios de: Itabaiana, Nossa Senhora Aparecida, Gracho Cardoso, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo.

Minas Gerais: 16 vagas, distribuídas na Região Interrmediária de Montes Claros – Municípios: Montes Claros, Guaraciama, Lassance, Olhos-d’Água, Glaucilândia, Riacho dos Machados.

Espírito Santo: 103 vagas, distribuídas na Região Intermediária de: Colatina – Municípios: Colatina, Pancas, Baixo Guandu, Barra de São Francisco e na RI de São Mateus: Linhares, Pinheiros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.