Crianças devem realizar Check-up oftalmológico

 Crianças devem realizar Check-up oftalmológico

Cuidar da saúde da visão não é tarefa apenas para os mais velhos. Crianças das mais diversas faixas etárias também podem sofrer com problemas na visão, tais como miopia, astigmatismo e estrabismo. Para isso, é necessário que os pais estejam atentos aos sinais apresentados e realizem com frequência o check-up oftalmológico dos pequenos.

O alerta é dado pela médica oftalmologista da Clínica DMI, Priscilla Venâncio, que realiza consultas e exames tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. Ela explica que os procedimentos são similares, mas que os pequenos precisam de um pouco mais de atenção dos pais na realização dos exames.

“O primeiro passo dessa preparação é escolher um oftalmologista pediátrico, pois ele com certeza estará mais preparado para conduzir a consulta de uma forma mais dinâmica, mais humana e mais paciente”, explica.

“Para as crianças com um pouco mais de idade e que possuem melhor compreensão, outra dica é conversar e explicar para elas como vai funcionar essa consulta, devendo ser a mais lúdica possível. Com certeza ela chegará muito mais tranquila e segura ao consultório. As crianças são imprevisíveis, mas a especialização e a experiência do profissional fazem toda diferença”, destacou a médica oftalmologista.

Priscilla também explica sobre a realização de exames logo após o nascimento de uma criança e aponta sobre as diferenças na realização de exames em diferentes faixas etárias.

“O teste do olhinho (ou teste do reflexo vermelho) é um exame simples e indolor que deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê. Ele é feito de maneira simples e rápida, em aproximadamente 5 minutos. De 0 a 2 anos exames como o de acuidade visual também passam a fazer parte da rotina de cuidados com a saúde dos olhos. De 2 até 7 anos, o mais comum é o exame de refração”, pontuou.

Riscos e sinais de alerta

A visão, assim como outros sistemas do corpo humano, não nasce completamente desenvolvida. Ela evolui e se fortalece conforme a criança vai crescendo. Por isso é extremamente importante que os pais fiquem atentos a possíveis sinais de que a visão de seus filhos possa apresentar algum problema, como por exemplo:

Mau desempenho escolar
⁠Olhos muito próximos a telas
⁠Dores de cabeça constantes
⁠Lacrimejar excessivamente
⁠Inclinar a cabeça ou fechar um dos olhos para enxergar;

⁠Sensibilidade exagerada à luz

Para a especialista, a não realização de exames de rotina pode dificultar o diagnóstico de possíveis problemas, atrasando o tratamento para doenças que poderiam facilmente ser tratadas com atendimento precoce.

“Durante a infância, o sistema visual está em constante desenvolvimento. Por isso, é importante detectar e corrigir quaisquer problemas de visão o mais cedo possível. Muitas crianças podem não perceber que estão com dificuldades visuais, já que podem pensar que a forma como veem é normal”, complementa a médica oftalmologista.

“A dificuldade para enxergar pode afetar a aprendizagem, a personalidade e atrapalhar a adaptação das crianças no ambiente escolar. Por isso, a prevenção é essencial para evitar problemas mais graves e até mesmo a perda definitiva da visão”, concluiu a oftalmologista.

Sobre a Clínica DMI

A Clínica DMI atua há 25 anos no setor de saúde de Teresina como um centro de excelência no cuidado e atenção aos seus clientes. A DMI conta com profissionais renomados em quase 30 especialidades médicas, tecnologias e equipamentos de última geração, bem como um atendimento humanizado e qualificado com mais de 250 colaboradores, fornecendo o mais alto padrão em acompanhamento de saúde.

Para conhecer mais a DMI, suas especialidades, exames e serviços, visite o site: clinicadmi.com ou através de nosso telefone e/ou WhatsApp (86) 3221-0099

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.