A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, no primeiro trimestre de 2024, o número de 718 manifestações públicas ao órgão. Isso representa um aumento em mais de 10 vezes em relação ao quantitativo de todo o ano de 2022, em que a Ouvidoria recebeu 57 manifestações.

A psicóloga Teresa Britto, ouvidora-geral da Alepi, observa que “a Ouvidoria é um canal de aproximação entre o Legislativo Piauiense e a população. O aumento na procura pelos serviços da Ouvidoria demonstra que houve uma maior abertura da Alepi à sociedade, bem como a eficácia no atendimento às demandas que são apresentadas”.

Teresa Britto observa, ainda, que o índice de resolutividade do órgão é de 100%, já que todas as demandas receberam o encaminhamento específico para cada caso. Entre as manifestações à Ouvidoria estão solicitações de informações, elogios e denúncias, em temas como atendimento, transparência e concurso público.

No caso da Ouvidoria Itinerante, foram fornecidos serviços como teste glicêmico, aferição de pressão, avaliação nutricional e serviços de psicologia, apoio jurídico em questões como Bolsa Família, pensão alimentícia, aposentadoria, negociação de débitos e Benefício de Prestação Continuada (BPC).