Com o recente aumento dos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobrás, em vigor desde a última semana, tem se tornado cada vez mais caro abastecer um veículo a combustão em Teresina. Para contornar a subida nos preços e buscar uma solução a médio e longo prazo, motoristas tem cada vez mais optado por veículos híbridos e 100% elétricos.

A constatação é o gerente comercial da concessionária BYD Carmais de Teresina, Emerson Rocha, que aponta a diferença de custo entre o consumo energético de um veículo elétrico e os gastos com combustível de um outro, a combustão, durante uma semana.

“Nosso modelo BYD Dolphin, por exemplo, com uma autonomia de 291km nos padrões do Inmetro, consome por semana R$31,00 em eletricidade. Já um modelo a combustão, para rodar a mesma quilometragem, gasta por semana R$148,00 com gasolina, quase cinco vezes mais que o nosso elétrico”, afirmou.

Emerson também destacou outras vantagens dos elétricos e híbridos, como menor custo de manutenção, maior conforto e proteção ao meio ambiente, que podem fazer o investimento em um carro com essas configurações compensar bem mais.

“Carros elétricos têm muito menos partes móveis, o que reduz o desgaste e, consequentemente, o custo de manutenção e de revisão do veículo. Além disso, eles são projetados desde o início para reduzir ao máximo a sua ‘pegada de carbono’, ajudando a diminuir a poluição nos grandes centros urbanos e melhorando a qualidade de vida de seus proprietários”, destacou o gerente.