Warning: Illegal string offset 'single_ad_enable' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 159

Warning: Illegal string offset 'single_ad_position' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 161

Warning: Illegal string offset 'single_ad_enable' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 222

Warning: Illegal string offset 'single_ad_position' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 224

TRE-PI conquista 1º Lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário

 TRE-PI conquista 1º Lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) conquistou o 1º Lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário, categoria Gestão Judicial Inovadora, subcategoria Ideias Inovadoras, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, com o projeto ECOnomia.

O anúncio do resultado foi feito na manhã desta sexta-feira (13/9) no encerramento do 4º Fest Lab – Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, realizado no Rio de Janeiro nos dias 11, 12 e 13 de setembro deste ano.

Presentes à cerimônia o Juiz da 27ª Zona Eleitoral do Piauí – Luzilândia, Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira e a servidora Ana Beatriz Gori Sampaio, integrantes do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – LIODS do TRE-PI.

“Este projeto é uma iniciativa inovadora com o objetivo de promover a sustentabilidade nas atividades do TRE-PI, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e do Tribunal de Justiça do Piauí. Em parceria com os Laboratórios de Inovação desenvolvemos uma solução para compartilhar a frota de veículos oficiais entre os tribunais visando otimizar recursos e reduzir o impacto ambiental com diminuição dos custos e da emissão de gases poluentes, além de modernizar a gestão do transporte no Poder Judiciário”, explicou o juiz integrante do LIODS/TRE-PI.

ECOnomia – Transporte Compartilhado

O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado foi pensado a partir da necessidade do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e Tribunal de Justiça do Piauí em promover um maior desenvolvimento sustentável no dia a dia das atividades dos tribunais.

Dessa forma, surgiu a ideia de compartilhar a frota de veículos entre os tribunais nas viagens para outros municípios, ao tempo em que se cumpre a Meta Nacional 9 do Conselho Nacional de Justiça e o art. 9º, XV da Portaria CNJ nº 353/2024 (Prêmio CNJ de Qualidade 2024).

O seu desenvolvimento se deu em conjunto com os Laboratórios de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), propõe uma solução inovadora para a gestão de recursos, com foco na sustentabilidade e na otimização do uso da frota dos tribunais.

O projeto possui um cronograma de ações com atividades definidas entre os tribunais para cada etapa da implementação, garantindo o acompanhamento e a avaliação do progresso.

Seguindo a principiologia da Resolução CNJ nº 395/2021, o projeto é baseado na cultura da inovação, foco no usuário, participação, colaboração, acessibilidade, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável, desburocratização e transparência.

Além disso, é alinhado à Agenda 2030, tendo como foco o ODS 6 (Água Limpa e Saneamento), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Climática).

A participação dos Laboratórios de Inovação do TRE-PI, TJPI e TRT22 no desenvolvimento do projeto atesta a colaboração interinstitucional, com a divisão de trabalho e responsabilidades explicitadas, gerando diversos benefícios, como a redução de custos com transporte, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, a destinação de materiais recicláveis para entidades sociais, a geração de renda para essas entidades e o incentivo à cultura da reutilização e reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade e para a inclusão social.

Os benefícios do projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado: redução de custos com transporte; diminuição do impacto ambiental; geração de renda para entidades sociais e melhoria da gestão de recursos, dentre outros.

O projeto ECOnomia – Transporte Compartilhado representa um passo importante para a modernização do Poder Judiciário piauiense, demonstrando a importância da inovação para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
Fonte: Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica – ASPLAN/TRE-

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *