A capital se consolida como 2º maior produtor piauiense
Em 2023, a produção de ovos de galinha no Piauí atingiu 28,9 milhões de dúzias, com um
aumento de 729 mil dúzias a mais (+2,58%) em relação a 2022, quando havia sido produzido 28,2
milhões de dúzias de ovos.
O crescimento na produção de ovos em Teresina foi o que mais contribuiu para esse incremento na produção estadual. Em 2022, a produção de Teresina havia sido de 2,9
milhões de dúzias e passou para 3,8 milhões de dúzias em 2023, um incremento de 887 mil dúzias a mais (+29,8%) neste último ano.
Segundo Pedro Andrade, Chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, o fato
de Teresina ser um grande centro consumidor, e comercializar uma elevada quantidade de ovos de procedência de outras regiões, motivou o investimento na instalação de novas granjas de postura no município, o que elevou sobremaneira a produção de ovos.
O crescimento na produção de ovos em Teresina em 2023 fez o município superar a produção
registrada no município de Floriano, que foi de 3,2 milhões de dúzias, levando Teresina a ocupar agora a segunda colocação na produção do estado. Apesar desse crescimento elevado de Teresina, o município com a maior produção do estado ainda é Valença do Piauí, com 7 milhões de dúzias de ovos, o que representa 24,2% do total da produção do Piauí. Merece ser destacado que cerca de 65% da produção de ovos no estado está concentrada em cinco municípios: Valença do Piauí, Teresina, Floriano, Uruçuí e Parnaíba.
