As urnas eletrônicas de votação que serão utilizadas nas 342 seções eleitorais da Zona Sudeste de Teresina e grande Dirceu Arcoverde, além das 22 urnas de contingência preparadas para atender a eventuais necessidades de substituição, receberam carga com os dados oficiais de candidatas/candidatos e eleitoras e eleitores e foram lacradas e preparadas para o transporte e instalação nas seções eleitorais da 63ª Zona Eleitoral.

O procedimento, que é público, foi realizado nesta terça-feira (24/9), no Espaço das Urnas – José Arimatéia Ferreira, no Fórum Eleitoral de Teresina – Juiz Francisco de Sousa Martins. no bairro Ilhotas, Zona Sul da Capital.

O evento contou com a presença do juiz e da promotora eleitorais da 63ª Zona, Washington Luiz Gonçalves Correia e Verônica Rodrigues Sales, foi conduzido pela Chefe do Cartório, Eudnaide Aguiar Castro e contou com o trabalho de colaboradoras e colaboradores terceirizados da Justiça Eleitoral na execução dos procedimentos.

Para acompanhar o trabalho foram convidadas e convidados candidatas, candidatos, representantes de partidos políticos, imprensa e entidades de classe como a Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí – OAB/PI, através de Edital publicado no Diário de Justiça Eletrônico do TRE-PI, no Mural do Fórum Eleitoral e na imprensa, além de receberam o convite também por correio eletrônico (e-mail) e por mensagem de aplicativo (whatsapp).

Como funciona?

As mídias (pendrives) de carga e de votação com os dados oficiais de candidatas e candidatos, eleitoras e eleitores da 63ª Zona, gravados nesta segunda-feira (23/9) na cerimônia pública de geração de mídias, foram inseridos em cada uma das urnas eletrônicas de votação, para captura dessas informações e gravação na memória interna de cada urna que será instalada na seção e usada no pleito pela referida Zona.

Feito isso, cada urna passou por um autoteste, se lacrou eletronicamente e também foi lacrada fisicamente com lacres assinados pelo juiz, pela promotora eleitorais e pela chefe do cartório eleitoral. Após essa ação as urnas forma guardadas em suas caixas e separadas por local de votação.

No dia 4 de outubro serão carregadas nos diversos caminhões e no dia 5 de outubro (véspera do pleito), sairão cedinho da manhã para os locais de votação onde serão instaladas nas salas onde funcionarão suas respectivas seções e ficarão guardadas por um policial militar.

Na data da eleição a urna será ligada pela mesária ou mesário presidente de seção e a partir das 7h a Zerésima já poderá ser emitida e assinada pelas pessoas presentes na seção e às 8h tem início a votação com a identificação da primeira eleitora ou do primeiro eleitor.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI