O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Sebastião Martins, ressaltando que atualmente com a forma de divulgação simultaneamente a apuração, nem precisaria mais anunciar mas anunciou que com 52,19% dos votos válidos, Silvio Mendes de Oliveira Filho (União Brasil) e Jeová Barbosa de Carvalho Alencar(Republicanos) se elegeram, respectivamente, a prefeito e vice-prefeito de Teresina no primeiro turno das Eleições 2024.

O Médico e ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes conquistou 239.848 dos votos, superando a marca de 50% + 1 voto do total de eleitores que participaram do pleito.

Para o Portal Política Piauí, Silvio Mendes reafirmou  “Deixei a prefeitura para ser candidato a governador, por discordar da gestão PT. Com 92% de aprovação e sem tomar empréstimo nem deixar divida. Como fez Wall, Chico e Firmino. Conjuntura atual bem diferente. Além do risco da hegemonia do poder por um partido que discordo das práticas. Não mais do que manipulação contra quem nunca foi cassado de mandato eletivo, condenado por desvio de dinheiro público nem investigado pela PF”, disse o Prefeito eleito .

Nome: Silvio Mendes de Oliveira Filho
Naturalidade: CAMPO MAIOR / PI
Estado Cívil: Casado
Grau de Instrução: Superior Compelto
Data de Nascimento: 31/08/1949

– Silvio Mendes de Oliveira Filho é piauiense de Campo Maior.

– Filho de Silvio Mendes, comerciário, e de Isaura Cronemberger, mãe de oito filhos.

– Filho de família católica, pensou ser caminhoneiro, padre ou médico.

– Estudou no Ginásio Santo Antônio em Campo Maior, no Liceu Piauiense em Teresina e cursou medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo.

– Casado com a médica neurologista Maria Inês, com quem tem 3 filhas.

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

– Foi médico do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e do Ministério da Saúde.

– Foi Secretário Municipal de Saúde de Teresina durante 12 anos, nas gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho).

– Eleito e reeleito prefeito de Teresina (2004 a 2010) com mais de 70% dos votos. Deixou a gestão com 92% de aprovação.

– Foi Presidente da Associação Piauiense de Medicina.

– Foi Membro Titular do Conselho Regional de Medicina-Piauí.

– Foi eleito Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde por dois mandatos.

– Foi Membro Titular do Conselho Nacional de Saúde por dois mandatos.

Natural da cidade de Fortaleza, no Ceará, Jeová Barbosa de Carvalho Alencar veio morar na capital piauiense aos seis meses de vida. Casado e pai de cinco filhos, cresceu na região do grande Santo Antônio, zona sul de Teresina.

Filho de Constança Carvalho e Walter Alencar, o parlamentar é formado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Desde muito cedo começou a trabalhar, primeiro como ajudante de pedreiro, depois como motorista.

Posteriormente, teve a oportunidade de assumir a coordenação de ensino profissionalizante da Secretaria de Justiça do Estado e, em seguida, a função de gerente.

Por seu desempenho no órgão, foi indicado para assumir a direção administrativa e financeira da secretaria, chegando a ocupar, interinamente, o cargo de Secretário Estadual de Justiça.

Como gestor público também esteve à frente do Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI). Além disso, Jeová Alencar foi assessor parlamentar, oportunidade em que descobriu sua vocação para a carreira política, iniciada em 2012, quando concorreu ao cargo de vereador de Teresina pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), se elegendo com 3.569 votos.

No mandato foi 1° secretário da Mesa Diretora no biênio 2013/2014 e vice-presidente no segundo biênio da legislatura, 2015/2016.

Nas eleições de 2016, o parlamentar se reelegeu vereador pelo Partido da Social Democrata (PSDB), sendo o mais votado da capital do Piauí, alcançando um total de 10.194 votos. Em 2017, Jeová foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Teresina. Em janeiro de 2019 foi reconduzido ao cargo de presidente do parlamento municipal para o biênio 2019/2020.

Em 2020, Alencar foi, pela segunda vez, o vereador mais bem votado da capital. Na época, pelo MDB, conquistou 11.062 votos dos teresinenses. Durante a eleição para composição da nova Mesa Diretora da Casa, os vereadores o reelegeram presidente pela terceira vez.

Em 2022 Jeová foi eleito deputado estadual pelo Republicanos, com 44.095 votos.

Com a posse de Jeová para vice-prefeito, o suplente de deputado estadual Gessivaldo Isaias(Republicanos) será efetivado como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí.

Confira o desempenho de todos os candidatos à prefeitura de Teresina (PI):

Silvio Mendes de Oliveira Filho (UNIÃO): 52,19% dos votos válidos (239.848 votos)
Fabio Nunez Novo (PT): 43,26% dos votos válidos (198.794 votos)
José Pessoa Leal (PRD): 2,20% dos votos válidos (10.131 votos)
Tonny Kerley de Alencar Rodrigues (NOVO): 1,34% dos votos válidos (6.169 votos)
Francinaldo Silva Leão (PSOL): 0,51% dos votos válidos (2.350 votos)
Jose Santiago Belizario (UP): 0,19% dos votos válidos (860 votos)
Geraldo do Nascimento Carvalho (PSTU): 0,14% dos votos válidos (643 votos)
Maria de Lourdes Soares Melo (PCO): 0,12% dos votos válidos (535 votos)
Telsírio Carvalho Lima Alencar (MOBILIZA): 0,05% dos votos válidos (214 votos)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização dos votos do primeiro turno às 20:29 de 06/10/2024 e o TRE anunciou que a diplomação dos eleitos será realizada no dia 18 de dezembro.