As divergências entre os resultados de algumas pesquisas e os eleitorais em alguns pleitos municipais do último domingo (6) foram criticadas pelo deputado Henrique Pires (MDB). Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (8), o parlamentar informou que pretende se debruçar sobre o tema e vai propor, inicialmente, uma audiência pública.
“Vamos começar com uma audiência pública. Vamos convidar cientistas políticos para poderem falar um pouco de pesquisas eleitorais”, explicou Henrique Pires. O exemplo utilizado pelo parlamentar foi o de Canto do Buriti, onde, segundo o mesmo, foi algo absurdo e que tem que haver uma cobrança sobre os responsáveis pelas pesquisas.
Henrique Pires comparou os erros nas pesquisas a quem compra o voto doando uma cesta básica e disse que a Justiça e a lei deveriam, da mesma forma que nestes casos, penalizar quem induz o voto do eleitor de forma errada por meio de uma pesquisa falsa e criminosa.
As críticas foram reiteradas pelo presidente da Escola do Legislativo, Francisco Limma (PT). Ele disse que é preciso fazer reflexões e discussões sobre as pesquisas eleitorais. Para o parlamentar, a primeira impressão que fica é de irregularidade, no entanto, é preciso investigar se existe alguma mudança na sociedade que pode estar dificultando a realização das pesquisas. Quem também criticou a situação citando a capital, foi o deputado Gustavo Neiva (Progressistas).