A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) autorizou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), a viagem do governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), à China e à Coreia do Sul, no período de 9 a 18 de outubro. Segundo o Governo, o objetivo é “promover o enorme potencial do Piauí e seus diferenciais para a atração de investimentos”.

o deputado Ziza Carvalho (MDB) sugeriu que as missões oficiais passem a ser integradas por um representante do Legislativo, pois, além de ser uma demonstração de consideração e respeito, é importante haver pessoa desse Poder em viagens de negócios e de acordos internacionais.

A agenda compreende, na China, visita a Macau, em 11 e 12 de outubro, a Xiamen, entre os dias 13 e 15, e a Guanzhou/Cantão nos dias 15 e 16. “Esta agenda, em parte, decorre da Missão Oficial realizada em outubro de 2023, ocasião em que foram assinados o ‘Acordo de Irmã Nação’ entre o Piauí e Fujian, o ‘Memorando de Entendimento’ entre Porto-PI e Porto de Xiamen e o ‘Memorando de Entendimento’ entre ZPE de Parnaíba e a Free Trade Zone de Xiamen”, explica o Governo do Estado.

Na Coreia do Sul, o foco será na área educacional, em eventos realizados em Seul nos dias 16 e 17 de outubro, como no Korea Vocational College, e em encontro com estudantes e professores piauienses em intercâmbio educacional.