As eleições municipais de 2024, realizada no dia seis de outubro, deve fortalecer a oposição, até então, quase inexistente na Assembleia.

Os deputados Gracinha Mão Santa(PP), Aldo Gil(PP), Gustavo Neiva(PP), Wilson Brandão(PP) e Gessivaldo Isaias(Republicanos) voltam fortalecidos.

Também voltam mais fortes, os ainda os PSDbistas que moram no MDB, Georgiano Neto e Simone Pereira, que até então compõe a base do governo, pelo PSD ter eleito o maior número(65) de prefeitos no Piauí e mais do que nunca só permanecem apoiando o governo se quiserem pois não precisam, até porque os cargos por eles indicados, são menos importantes do que o projeto do presidente regional do PSD, deputado federal Júlio César(PSD/PI) de ser senador que parece não fazer parte dos planos do Governo.

Gracinha por ter conseguido eleger o Novo Francisco como prefeito de Parnaíba e Aldo pela mágoa, com forte perseguição de apoiadores do governo, em Picos, onde seu pai, prefeito Gil Paraibano foi derrotado; Simone Pereira e Gessivaldo por voltarem como deputados titulares, perdendo a condição de suplente; Gustavo Neiva volta com vitória de seu pai, Avelino Neiva, para prefeitura de Porto Alegre do Piauí; Wilson Brandão pela reeleição de sua esposa Betinha, para prefeitura de Pedro II.

Essa oposição deve ser mais, especifica, contra ações do governo, preservando a pessoa do Governador Rafael(PT) que, podem não acreditar mas, pode mudar de Partido em 2026.

Seguindo nessa identificação de fortalecidos e enfraquecidos na Assembleia, os deputados, ainda do PP, Bárbara da Lucy, Marden Menezes e Dr.Hélio(MDB) voltam ainda mais submissos ao governo, afinal agora, é tudo que lhes resta. Bárbara se reduziu a pouco mais de quatro mil votos em Teresina, votação de sua mãe, vereadora eleita, Lucy Farias(MDB) e Mardem perdeu, não a eleição em Piripiri com a derrota de seu pai, Luiz Menezes para prefeitura do município, afinal, Mardem já havia se entregado ao grupo do governo que fez oposição a Luiz, Ele perdeu o discurso que um dia foi forte na assembleia.

Ainda abordando derrota, o vice-governador, ou governador interino, Themistocles Filho, se reduziu a vinte mil votos que sua esposa Ivanária, prefeita reeleita de Esperantina obteve pois o, outrora todo poderoso, não conseguiu eleger nenhum vereador em Teresina, os candidatos Zé Nito e Marquinho Maia perderam e o vereador Luiz Lobão, que não conseguiu se reeleger pois já havia sido abandonado pelo chefe.