O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes abriu na terça-feira (15), a exposição Manancial com produções artísticas de crianças da zona rural dos municípios piauienses de Itaueira e Cristino Castro, sul do Piauí. A exposição faz parte de um projeto da Cia de Artes Bezalel, de Itajaí (SC), e objetiva levar o conhecimento do fazer artístico às crianças da rede pública de ensino em vários municípios do Brasil. O evento no museu se estenderá até o próximo sábado (19).

O artista visual Diego dos Santos, da cidade de Itajaí (SC), coordenador da exposição, declarou que o projeto social Besalel trabalha com a acessibilização da arte a crianças da rede pública. “Costumamos ir a escolas, orfanatos, lugares públicos para trabalhar a arte com as crianças e a comunidade. Aqui no Piauí, trabalhamos no município de Itaueira e no povoado Várzea Grande, em Cristino Castro, produzindo obras de arte com as crianças.

No povoado Várzea Grande, em Cristino Castro, as crianças produziram a obra “Tem muita vida aqui”; enquanto no município de Itaueira, as obras produzidas foram “Rios no sertão” e “Terra Molhada”, trabalhos que estão expostos no Museu do Piauí. “São obras abstratas em estilo contemporâneo e de tamanho grande que geralmente são incluídas em projetos de arquitetura e de decoração. O nosso projeto tem o objetivo de coletar a arte das crianças e levar as obras produzidas por elas para lugares como o Museu do Piauí”, resume Diego dos Santos.

A supervisora do Museu do Piauí, Margareth Torres Veloso, disse que a Exposição Manancial prestigia as crianças do sul do Piauí. “É muito importante mostrar a cultura do nosso estado, não só da nossa capital, mas do interior também. Essa exposição mostra o trabalho daqueles que estão iniciando com a cultura e mostrando um desenvolvimento intelectual bastante produtivo para a vida deles”, frisa a gestora.

A diretora do Clube de Aventureiros Guardiões da Fé, do bairro Parque Ideal, zona sudeste de Teresina, Marília Moura, levou pelo menos 21 crianças ao Museu do Piauí para prestigiar a Exposição Manancial. “Foi muito gratificante estar aqui, as crianças ficaram felizes com a exposição e com tudo que existe no museu”, pontua Marília.

Exposicao manancial museu4.jpg
 

O estudante José Emanuel, de 10 anos, disse que foi uma experiência muito interessante conhecer o museu e observar a exposição. Já Davi Silva, de 12 anos, declarou que a exposição é muito criativa. “Foi uma experiência gratificante conhecer o Museu do Piauí, onde também vi peças sobre a vida dos índios”, relata.

Exposicao manancial museu2.jpg
Abertura Exposição Manancial, no Museu do Piauí (Francisco Leal)

O professor Lindomar Souza Rodrigues, do povoado Várzea Grande, zona rural de Cristino Castro, disse que ficou muito feliz por receber os professores de Santa Catarina, Diego Santos e Nayara de Jesus, que proporcionaram produções de artes para 100 crianças que se envolveram no projeto e produziram os quadros. “Teve oficinas de artes e de balé para mostrar o valor da cultura para as crianças e o resultado é a Exposição Manancial aqui no Museu do Piauí”, comemora Rodrigues.