Cientista da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) mais uma vez se torna referência internacional na pesquisa. O químico e professor do Departamento de Química, Edson Cavalcanti da Silva Filho, foi mencionado como um dos nomes na lista dos 2% cientistas mais influentes do mundo em 2024.

Com a publicação da 7ª edição do ranking, já é a terceira vez que o pesquisador compõe a lista na qual seleção abrange mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil revistas e que abrange 22 campos e 174 subcampos científicos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

CIENTISTAS_QUÍMICA-3_8.jpg

Professor Edson Cavalcanti, é lotado no Departamento de Química

É uma satisfação muito grande para nós, mas acima de tudo, o cumprimento de uma tarefa, já que nós, docentes, temos como uma das grandes missões na universidade a pesquisa”, afirma o pesquisador celebrando a conquista. O professor ainda comemora o trabalho que tem realizado na UFPI em seus anos como docente. “Recentemente completei 18 anos na UFPI, todo  o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias de produtos e também a formação de recursos humanos nos diversos níveis aqui da Universidade, tudo isso mostra a importância do trabalho que foi realizado durante todo esse tempo dentro da instituição”, enfatiza Edson, que fez toda a sua carreira na Universidade Federal do Piauí, como primeiro emprego.

Como principal frente de pesquisa, o professor realiza o desenvolvimento e estudo de novos materiais sustentáveis construídos a partir de carboidratos complexos (polissacarídeos) que deverão servir para usos agrários, medicinais e ambientais. “Além dos polissacarídeos, nós trabalhamos também com materiais à base de argilas e com materiais inorgânicos, principalmente hidroxiapatita, que tem uma função muito importante no desenvolvimento desses biomateriais”, explica o químico.

CIENTISTAS_QUÍMICA-3_6.jpg

Pós-Doutoranda, Ariane Nascimento

A pós-doutoranda da UFPI, Ariane Nascimento, cita a presença e orientação do professor como fonte de inspiração para se aperfeiçoar no campo, além de comemorar a menção do orientador na lista. “O professor é uma grande fonte de inspiração para todos no laboratório e a gente sente a influência positiva dele na pesquisa e no desenvolvimento do trabalho que nós realizamos aqui”, relata a estudante de pós-graduação.

A, também, pesquisadora ainda compartilha o sentimento de responsabilidade que tem ao trabalhar com alguém de renome no campo. “É gratificante e desafiador, é algo que sempre nos empurra a ler, pesquisar e trabalhar um pouco mais para crescer e alcançar melhores resultados”, conclui Ariane.

Elaborado anualmente pela Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos) em colaboração com a editora Elsevier, o ranking faz parte do “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” é formado com base na atuação dos pesquisadores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados internacionais de artigos científicos.

Além do professor Edson Cavalcanti, também aparecem na lista os pesquisadores da UFPI:  Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Anderson Lobo, Edvani Curti Muniz e Paulo Michel Pinheiro Ferreira. Vale mencionar também o professor Laécio Santos Cavalcante, docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI.