O município de Picos mais uma vez se destacar nacionalmente, ocupando posição de destaque no ranking nacional referente à qualificação de servidores públicos. O ranking, que analisa diversos critérios, coloca Picos em evidência, especialmente por seu investimento na contratação de profissionais com formação superior e habilidades técnicas específicas. Nesse indicador, o município de Picos aparece na liderança no âmbito do estado além de alcançar a posição 101º no ranking nacional que envolve os demais municípios analisados.
O atual Prefeito de Picos, Gil Paraibano, destacou a importância desse feito para o município. “Os servidores de Picos, a Prefeitura de Picos está de parabéns pois essa conquista não é pra qualquer um. O funcionalismo está todo qualificado , portanto parabéns a todos que desempenharam um papel fundamental para essa importante conquista”, afirmou o Prefeito.
O Secretário de Saúde, Aldo Gil, também falou a respeito dessa conquista. “Isso é reflexo da política de contratação do Prefeito Gil Paraibano e também de incentivo à qualificação desses funcionários, resultando na excelência dos serviços prestados à sociedade picoense. Então, parabéns ao nosso prefeito e todos os servidores municipais por essa conquista”, ressaltou o Secretário.
O CLP (Centro de Liderança Pública) realizou estudos comparativos com os maiores municípios do Brasil. Neste novo trabalho, o centro mostra a importância dos gestores públicos promoverem a profissionalização dos servidores, com formação acadêmica, funcional e técnica.
Essa estratégia tem se mostrado eficaz, pois a presença de servidores qualificados diretamente se traduz em um atendimento mais eficiente e em serviços públicos que atendem às demandas da comunidade. Adriano Moura, Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre essa conquista e sobre a importância da oferta de serviços de qualidade para a população
“Tem-se incentivado e dado o apoio necessário aos profissionais em processos de capacitação, qualificação e formação, a exemplo da formação técnica de muito dos nossos profissionais, entre Agente Comunitário de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, no ano de 2023”, pontuou Adriano Moura.