O auditório do Vilar Hospital de Olhos recebeu profissionais da saúde para uma palestra voltada à Campanha Latino-Americana de Prevenção da Ambliopia, patologia conhecida como “Olho Preguiçoso”. Com o título “Principais alterações oculares na infância: como diagnosticar e prevenir”, o evento contou com a presença do Dr. David Kirsch, médico oftalmologista, que abordou a relevância do diagnóstico precoce e os principais sinais de alerta em crianças.

O Dr. Atêncio Queiroga, presidente da Associação Médica Brasileira Seccional Piauí (AMB-PI), participou como ouvinte e destacou a relevância da palestra. “Considero de muita importância esse tipo de reuniões científicas. Sempre digo para meus alunos que o mais importante é diagnosticar o que é normal e o que é patológico”, afirma Queiroga.

A palestra integra a campanha latino-americana de conscientização sobre a ambliopia, uma condição que, se não identificada a tempo, pode causar até a perda visual completa, mas que pode ser tratada com eficácia desde a primeira infância.

Segundo o palestrante Dr. David Kirsch, oftalmologista do Vilar Hospital de Olhos e membro do Centro Brasileiro de Estrabismo, a palestra com os pediatras tem um objetivo fundamental. “A ideia da campanha é levar a informação sobre a ambliopia, sobre a importância do diagnóstico precoce para a população. E a nossa ideia é fazer com que o pediatra leve essa informação da importância do diagnóstico precoce. Assim, teremos uma criança chegando ao oftalmologista no momento correto”, conclui Kirsch.